Obra da Severo Dullius atinge 75% de execução

05/10/2021 09:08
SMOI / PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Serviços ocorrem no prolongamento da região do Aeroporto Salgado Filho até a avenida Sertório

A obra de ampliação da avenida Severo Dullius, na Zona Norte, atingiu os 75% de execução. Os serviços da obra ocorrem no prolongamento da região do Aeroporto Salgado Filho até a avenida Sertório. Com 2 quilômetros de extensão, a intervenção conta com investimento de R$ 77,9 milhões e tem prazo de conclusão para abril de 2022. 

No primeiro semestre de 2021, um dos principais entraves para os avanços dessa obra começou a ser resolvido. A prefeitura iniciou a execução dos desvios provisórios do canal do Arroio Passo da Mangueira. Os serviços representam cerca de 15% do total da intervenção e são essenciais para que seja possível liberar frente de obra para o desvio definitivo do canal, possibilitando a execução dos 38 metros de pavimentação faltantes entre a avenida e a rua Dona Alzira. 

“O avanço físico da obra é visível e é fruto do intenso trabalho de alinhamento do corpo técnico de servidores da prefeitura. O desvio do canal, por exemplo, não estava previsto no contrato da obra e foi incluído após os esforços dos servidores para o encaminhamento do aditivo 9, já publicado”, afirma o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, garantindo que a obra entrou nas etapas finais. “Já estamos trabalhando na aprovação do último aditivo, que é a finalização dos serviços. Nele, será executada a ligação entre os trechos já concluídos e os novos, em execução. Nosso compromisso é com as entregas! Vamos concluir mais esta importante intervenção, melhorando o fluxo do trânsito da região”, conclui. 

Serviços - Os serviços previstos no aditivo contratual número 9, publicado em julho, incluem além do desvio do canal, a execução de uma ponte, de muros de contenção na Estação de Bombeamento de Água Pluviais (Ebap) e a terraplanagem e pavimentação do trecho de 38 metros faltante. Já no aditivo 10, ainda em análise pelo Executivo, além da interligação dos trechos concluídos e em execução da Severo Dullius, estão incluídos os serviços de drenagem  do canal do Arroio Areia e da ponte sobre o mesmo. 

Com a conclusão desses, restarão para o término da obra a readequação das pontes sobre o Arroio Areia e da sinalização. O projeto e a implantação iluminação pública serão executados pela Ipsul, através da PPP da Iluminação Pública, gerando uma economia de R$ 3,9 milhões ao valor da obra.

  

 

Orlando Adriano Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes