Obra de recuperação do Viaduto dos Açorianos atinge 65% de execução

13/07/2021 14:39
Giulian Serafim / PMPA
Obras e infraestrutura
Secretário Pablo Mendes Ribeiro acompanhou macaqueamento da estrutura nesta terça-feira

A obra do Viaduto dos Açorianos atingiu os 65% de execução. Nesta terça-feira, 13, está sendo executado o macaqueamento, importante intervenção que consiste em, por meio de equipamentos específicos, erguer a superestrutura da construção. O serviço é imprescindível para o avanço da recuperação estrutural.
 
O macaqueamento será executado dos dois lados da construção. A previsão é que a intervenção, que contará com a ajuda de 16 macacos hidráulicos, dure duas horas em cada lado. “O viaduto será erguido para que possamos substituir os aparelhos de apoio, que são materiais que fazem a vinculação entre os pilares e a estrutura, permitindo a movimentação do viaduto” explica o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Essa é a intervenção mais visível e representa um avanço importante para que consigamos entregar dentro do prazo. Iniciamos a obra e vamos devolver o Viaduto dos Açorianos aos porto-alegrenses,” afirma.
 
Interditado há um ano, o Viaduto dos Açorianos, localizado na avenida Borges de Medeiros, sobre a 1ª Perimetral, no Centro Histórico, passa pela maior obra de recuperação de sua história. O investimento é de R$ 1,33 milhão.

Construído em 1973, o viaduto tem 202 metros de comprimento. Dentre os serviços já executados, estão os de limpeza, escavação, demolições, montagem de armaduras, escoramento e reforço estrutural da viga transversal do encontro sul. A obra, que atualmente envolve 20 operários, segue o cronograma apresentado e tem prazo de conclusão para agosto.

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes