Obras da avenida Tronco registram novo avanço

07/12/2021 15:00
SMOI / PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Mais de 70% do traçado já estão prontos para o tráfego

A prefeitura iniciou a implantação de asfalto em 320 metros que compõem o chamado trecho 1, o último a ser pavimentado na obra de duplicação da avenida Tronco. Dividida em quatro trechos, a intervenção, que conta com investimento de R$ 129 milhões, atingiu os 55% de execução nos trechos 1 e 2 e 75% nos 3 e 4. No total, mais de 70% do traçado de 6,5km já estão prontos para o tráfego. 

O trecho que passa a receber os serviços de pavimentação está localizado nas proximidades da avenida Teresópolis. A abertura de frentes de trabalho no local só foi possível após a superação por parte da prefeitura de um entrave antigo: um terreno de 12,7 mil metros quadrados impedia a execução dos trabalhos. Com a liberação, iniciou-se a execução de 100 metros da via no local, e a implantação de uma rotatória entre as avenidas Anchieta, Silva Paes e Teresópolis.

“Após a vitória judicial, que determinou o direito da prefeitura de ocupar o espaço, abrimos frente de trabalho imediatamente. Executamos a limpeza, a terraplanagem, e a base para receber o asfalto”, conta o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Este é mais um grande avanço atingido neste ano, que é o melhor de toda a história da execução. A pavimentação do trecho 1 marca o início da reta final desta obra. No ano que vem, iremos cumprir com nosso compromisso: virar de uma vez por todas a página das Obras da Copa em Porto Alegre”, concluiu.

Concomitantemente à pavimentação do trecho 1, estão sendo realizadas a execução de passeios, serviços de drenagem, pavimentação e implantação do corredor de ônibus. Os trechos 3 e 4 avançam para a execução de ajustes finais, como por exemplo, a implantação da sinalização. 

Orlando Moraes

Gilmar Martins