Prefeitura conclui reforma do Parque Knijnik

15/02/2022 15:04
Giulian Serafim / PMPA
Obras e infraestrutura
Obra da área recebeu investimento de R$ 358 mil

A prefeitura concluiu nesta terça-feira, 15, os serviços de qualificação do Parque Knijnik, localizado na rua Amapá, no bairro Vila Nova, na Zona Sul. A obra, iniciada em setembro de 2021, recebeu investimento de R$ 358 mil.

“As obras incluíram serviços de reforma do mirante, incluindo o estacionamento, implantação de academia ao ar livre e acessibilidade em todo o parque”, destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Como tenho dito sempre, obra boa é obra entregue. O Knijnik é mais um espaço público revitalizado e entregue aos porto-alegrenses”, afirma o secretário.

A revitalização do mirante do parque envolveu a reforma do telhado, guarda-corpos, telamento de segurança, reparos em estruturas de concreto, pinturas, troca do local da porta e reparos nas esquadrias. Já a implantação da academia ao ar livre, contou com o envolvimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus).

Área de lazer: incorporado às áreas verdes de Porto Alegre em 1997, o parque já foi área de lazer e sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik, que doou a área, em testamento, com o desejo de transformá-la em parque municipal. No local, há uma placa alusiva à doação, como homenagem ao engenheiro.

A área conta com diferentes ambientes, diversas espécies da fauna e flora. Há pomar, onde se encontram árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, além de eucaliptos e pinus. Também possui uma área de banhado e uma grande área de preservação. 
Do alto do mirante, principal atrativo do parque, é possível avistar o Morro do Osso e o Morro Teresópolis, uma das mais belas paisagens da cidade.

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes