Prefeitura dá início ao projeto da ponte na avenida Ipiranga com rua Attilio Bilibio
Nesta terça-feira, 4, em um ato simbólico, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) deu início ao projeto de construção da ponte sobre o Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga com a rua Attílio Bilibio. O trecho, de mão dupla, será destinado à travessia de pedestres e de veículos na Zona Leste da Capital. O projeto executivo da ponte deverá ser finalizado ainda no primeiro semestre deste ano.
"A intervenção melhora a mobilidade dos veículos e circulação de pessoas que agora vão poder pegar o transporte público, por exemplo, no outro sentido da Ipiranga. A obra melhora a vida da cidade", destaca o secretário André Flores.
“A futura ponte na Ipiranga integra um projeto maior com o objetivo de qualificar toda a circulação na região Leste da Capital. Prevê uma reformulação na interseção das avenidas Bento Gonçalves, Ipiranga e Antônio de Carvalho, para melhorar a capacidade viária e reduzir os tempos semafóricos que atualmente existem naquele cruzamento. Sua implantação vai otimizar o fluxo viário e, principalmente, reduzir os congestionamentos nos deslocamentos entre Porto Alegre e Viamão”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Este projeto foi simulado em 2024, apresentado à comunidade do entorno e aprovado nas comissões da prefeitura. Agora, inicia-se a fase de contratação do projeto executivo. O recurso para a fase inicial é fruto de emenda parlamentar do vereador Jessé Sangalli no valor de R$ 98.970.
Com a elaboração do projeto, a prefeitura pretende solucionar, parcialmente, a problemática do trânsito no local, tanto pela manhã, quanto pela tarde. "A travessia cria um atalho atrativo para os veículos com destino à Zona Norte e diminuindo os veículos no cruzamento da Ipiranga com a Antônio de Carvalho, em especial, no pico da tarde", explica o titular da Smoi.
A secretaria prevê pouco impacto no tráfego durante a execução dos trabalhos.
Cristiano Vieira