Recomeçam as obras na Usina do Gasômetro

18/07/2022 14:22
Vinny Vanoni / PMPA
Obras e Infraestrutura
Revitalização deve ser concluída em até dez meses

A revitalização da Usina do Gasômetro, um dos mais conhecidos cartões-postais de Porto Alegre, recomeçou nesta segunda-feira, 18.

O projeto de recuperação, avaliado em R$ 16,5 milhões, busca preservar o prédio como patrimônio da Capital, mantendo suas qualidades e características originais, desta vez, mais modernas. As melhorias abrangem a recuperação das estruturas, realocação do acesso principal e revisão do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

Também serão executadas qualificação dos espaços para atividades culturais e exposições, recuperação e reabertura do terraço do 4° pavimento e acessibilidade em todos os espaços. A obra parou devido a falhas no projeto original que precisaram ser corrigidas.

''O prédio da Usina é icônico para a cidade de Porto Alegre. Durante muito tempo, ele se confundiu com o próprio símbolo da cidade. No momento de redescoberta da Orla, é fundamental para a cultura e para o interesse do município, que a gente possa voltar a ter funcionalidade no prédio'', ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores. 

Até o momento, foi executado 45% do projeto. A estimativa é de que as obras sejam concluídas em até dez meses. Os recursos são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Após a conclusão da revitalização, começarão os trâmites para realizar as instalações elétricas, que duram em torno de quatro meses.

 

Larissa Carlosso

Cristiano Vieira