Artigo: Nossas praças como antigamente

01/06/2023 09:25

Desde o in√≠cio de sua administra√ß√£o, o prefeito Sebasti√£o Melo vem dando uma aten√ß√£o especial √†s √°reas verdes de Porto Alegre. Uma das medidas para melhorar as condi√ß√Ķes das pra√ßas e parques da cidade foi a de nomear prefeitos de pra√ßa para que ajudassem a cuidar das nossas √°reas verdes. Dos quase 700 pontos p√ļblicos catalogados, 268 j√° contam com a parceria de pessoas volunt√°rias, que, com o seu trabalho, t√™m prestado uma colabora√ß√£o imprescind√≠vel para a conserva√ß√£o e melhoria das pra√ßas. Tem sido um elo importante entre a prefeitura e as comunidades.¬†

Já é possível se perceber significativas melhoras tanto no que se refere à capina, manutenção dos brinquedos e iluminação. Muitas praças já foram e outras estão sendo revitalizadas.  Com essas medidas, locais que estavam degradados e mal ocupados, agora voltam a ter a presença das crianças, das famílias e dos idosos. Em tempos de tanta internet e brincadeiras virtuais, é um momento oportuno de resgatar o significado das praças como eram antigamente, onde as crianças se divertiam, os jovens praticavam esportes, os idosos caminhavam, tomavam banho de sol e os namorados podiam ficar em local limpo e seguro.

Os nossos prefeitos de pra√ßas tamb√©m t√™m participado de reuni√Ķes com os √≥rg√£os municipais, s√£o convidados para participa√ß√£o de semin√°rios e v√™m tendo a oportunidade de vivenciar experi√™ncias sobre as rotinas do Executivo. J√° tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas ao Pa√ßo Municipal, ao CEIC, passeios no √Ēnibus Turismo e no barco Cisne Branco. Tamb√©m participaram do programa Um Dia de Agente, promovido pela EPTC e visita √† Unidade de Triagem e Compostagem, na Lomba do Pinheiro.

Al√©m disso, como forma de integra√ß√£o, s√£o promovidos encontros de confraterniza√ß√£o entre todos os prefeitos. Recentemente, a Secretaria Municipal de Servi√ßos Urbanos (SMSUrb) recebeu o refor√ßo na m√£o-de-obra para manuten√ß√£o. Uma equipe com onze profissionais iniciou o trabalho de recupera√ß√£o de bancos e brinquedos das √°reas de lazer em locais que ainda n√£o foram revitalizados. S√£o seis pintores, tr√™s carpinteiros, um serralheiro e um t√©cnico em edifica√ß√Ķes.

Este trabalho conjunto da prefeitura com a sociedade, que envolve as subprefeituras, as secretarias e órgãos municipais e que vem proporcionando mais beleza, segurança e melhora da autoestima dos porto-alegrenses.

Regina Machado
Gerente de Praças da Prefeitura de Porto Alegre