Artigo: Porto Alegre - A capital das parcerias
Espaços públicos revitalizados, mais limpos, coloridos, iluminados e seguros. Famílias desfrutando de momentos de lazer, empreendedores oferecendo seus produtos. Essa é a transformação que o programa Seja Parceiro de Porto Alegre vem fazendo na cidade. Já passamos da marca de cem praças adotadas. Os chamados verdes complementares, que são canteiros e rótulas, somam 143 adoções.
O bom uso está afastando o mau uso. Áreas degradadas são transformadas. A qualificação de forma permanente dos espaços, mediante a união de esforços entre o público e o privado, é uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo. Estamos conseguindo deixar a nossa Capital mais bonita e agradável, devolvendo ao porto-alegrense o sentimento de pertencimento.
A prefeitura também vem recebendo doações e qualificando lugares importantes para a cidade. O Muro da Mauá, antes coberto de pichações, tornou-se um novo ponto turístico. A pintura de um dos principais símbolos de Porto Alegre, o Mercado Público, teve as tintas doadas por um parceiro. O Viaduto Jayme Caetano Braun foi recuperado, teve uma área adotada e ganhou um novo atrativo: uma placa com um QR Code que dá acesso a uma playlist com poesias do artista. E que incrível ficaram as pinturas do Viaduto Tiradentes, que traz a temática dos pets e foi adotado por uma empresa do ramo. Essas são amostras do que está acontecendo na cidade, com pessoas e empresas assumindo papel ativo na melhoria de diversos locais.
Por meio do programa, podem ser adotadas praças, parques urbanos, áreas verdes, passarelas, passeios, fachadas de prédios públicos, monumentos, viadutos, pontes, equipamentos esportivos, canteiros e rotatórias. Além da adoção da totalidade do espaço, pode-se optar por equipamentos específicos como, por exemplo, banheiros, bancos, quadras de esportes etc. Os interessados podem enviar e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. Seja você também parceiro de Porto Alegre!
Ana Pellini
Secretária de Parcerias de Porto Alegre
Artigo publicado originalmente na edição de 11 de outubro de 2023 do jornal Zero Hora
Fabiana Kloeckner