Artigo: Porto Alegre verde

24/04/2023 08:39

Desde o ano passado, a Prefeitura de Porto Alegre vem dedicando atenção especial às suas extensas áreas verdes. Há cerca de 700 espaços entre praças e parques, sendo que mais de 250 já contam com prefeitos nomeados. Estes voluntários vêm prestando um serviço de grande relevância à cidade.

Além das praças e dos parques, existe um decreto municipal que prevê o estímulo à criação de hortas urbanas comunitárias em áreas propícias da Capital. As hortas devem ser de uso público assegurando o cultivo e a colheita da comunidade. Duas já foram legalizadas: uma no bairro Restinga e a outra no bairro Santana. Está aberto processo para uma terceira proposta, que fica no bairro Belém Novo. Outras estão em processo de regularização.

Porto Alegre é uma das capitais mais verdes do País com 82,7% preenchida por árvores. Também possui a quarta maior área rural. Boa parte da população talvez não conheça, mas, na zona Sul, há muitas propriedades onde são plantados diversos produtos de hortifrúti com uma variedade de verduras hortaliças e frutas como ameixas, uvas e pêssegos. Há muitos espaços ociosos em todo município que podem servir para a criação desses canteiros para a produção de alimentos e com uma ocupação positiva.

Com a recente estiagem que tivemos no último verão, e, consequentemente a elevação do custo da cesta básica, torna-se ainda mais importante o envolvimento das diversas comunidades porto-alegrenses nesse projeto das hortas urbanas. Além do fator econômico, a execução é capaz de produzir outros efeitos como uma maior integração e solidariedade na comunidade, além de despertar a conscientização das questões ambientais, pois é abrangente e pode envolver pessoas de todas as idades para o mesmo fim. 

Assim, Porto Alegre continua melhorando a sua qualidade de vida, e ampliando a sustentabilidade, pois praças e parques bem cuidados e as áreas, muitas vezes degradadas, servindo de canteiros para a produção de alimentos e ervas medicinal são elementos fundamentais para que a nossa Capital permaneça sendo uma das mais verdes do Brasil. Isto é qualidade de vida.

Regina Maria de Oliveira Machado
Gerente dos Prefeitos de Praça

Artigo publicado na edição de 24 de abril do Jornal do Comércio  

 

Cristiano Vieira