Canteiro da Nilo Peçanha é adotado e passará por revitalização
A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) assinou o termo de adoção de mais um trecho do canteiro da avenida Nilo Peçanha. O empreendimento imobiliário Nilo Country, pertencente à CFL Incorporadora, será responsável pela revitalização e manutenção do canteiro central localizado entre a avenida João Wallig e a rua Marechal Andréa. O termo de adoção é válido pelo prazo de quatro anos.
Os serviços no canteiro incluirão corte de grama, poda, coleta de resÃduos, pintura do meio-fio e a implementação de um novo paisagismo, por meio do plantio de espécies variadas de vegetação e da instalação de placas decorativas e de comunicação visual. O termo firmado é uma adoção simples, ou seja, não prevê exploração comercial ou contrapartida.Â
Além dessa extensão da via, outros sete trechos do canteiro da Nilo Peçanha foram revitalizados nos últimos anos por meio de parceria com a iniciativa privada: no cruzamento com a avenida Carlos Gomes; Alameda Eduardo Guimarães e Alvarenga; e entre as ruas Tomáz Gonzaga; Carazinho e Sioma Breitman; Desembargador Augusto Loureiro Lima e Cananéia; e Osório Tuiuty.
Avenida Ipiranga - A prefeitura também confirmou a renovação da adoção do canteiro central da avenida Ipiranga pela PontifÃcia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desde 2019, a universidade é adotante do trecho entre as ruas Doutor Salvador França (Terceira Perimetral) e Professor Cristiano Fischer, tendo realizado diversos investimentos na região.
Entre as principais melhorias que foram implementadas, estão a construção de uma ponte para melhorar o fluxo do trânsito, paisagismo novo, totens educativos e intervenções artÃsticas, além de serviços de manutenção do passeio público.
Â
Gilmar Martins