Contribuições à consulta pública da Usina do Gasômetro podem ser enviadas até 18 de março

22/02/2024 09:24
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Proposta da futura operação do espaço foi lançada no dia 15 pela prefeitura

A consulta pública sobre o projeto para ativação, operação e manutenção da Usina do Gasômetro está aberta até 18 de março. O objetivo é colher sugestões, críticas e contribuições da sociedade e do mercado para o aprimoramento dos documentos e estudos.

A proposta da futura operação do espaço foi lançada no dia 15 pela prefeitura. Quem quiser participar da consulta pública pode acessar o formulário de contribuições on-line. Cada contribuição será analisada e respondida, podendo vir a ser incorporada na futura parceria.

Após o período da consulta, o projeto é enviado para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem prazo de 90 dias para devolver à prefeitura. O passo seguinte é o lançamento de um edital de concorrência para apurar o parceiro. A expectativa é de que isso ocorra até o segundo semestre deste ano.  

Gestão compartilhada - A parceria prevê que, por 20 anos, um parceiro faça a operação do local, com gestão compartilhada com a prefeitura, garantindo o viés cultural da usina e mantendo o espaço aberto ao público e com acesso gratuito a diversas áreas. Além disso, a prefeitura poderá realizar eventos, com ingresso gratuito, em dezenas de datas ao longo de cada ano. Como, por exemplo, atividades do aniversário da cidade, Natal, Noite dos Museus, POA em Cena, Bienal, entre outros.   

O projeto foi elaborado com consultoria da SP Parcerias e prevê 13 espaços culturais na usina. Entre eles, teatro, cinemas, salas de exposições, de danças e de ensaios. Também foram projetados cinco espaços de permanência (terraços, coworking, entre outros), e quatro de serviços em locais pré-determinados (incluindo cafeteria, bar, restaurante e loja de souvenir).

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes