Porto Alegre anuncia edital para revitalização da estrutura do Aeromóvel

04/11/2021 14:30
Joel Vargas / Arquivo PMPA
Estrutura do Aeromóvel
Elevada construída em 1982 pelo engenheiro gaúcho Oskar Coester é composta por 48 pilares de concreto armado

A Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 4, o edital para a escolha dos interessados em realizar estudos de viabilidade para a implementação de um modelo de parceria de longo prazo para a Praça Júlio Mesquita. A proposta inclui a revitalização e a ocupação do espaço da estrutura elevada do antigo Aeromóvel. Formatado pela Secretaria Municipal de Parcerias, o edital tem por objetivo que o parceiro privado fique responsável pela administração, manutenção, reforma e melhoramento de uma área de 15 mil metros quadrados, que inclui mil metros de extensão do sistema Aeromóvel. 

A estrutura elevada construída em 1982 pelo engenheiro gaúcho Oskar Coester é composta por 48 pilares de concreto armado assentado sobre fundações com profundidade entre 8 e 26 metros, duas estações e 42 vigas na via, mais três vigas das estações, todas de concreto armado.

Segundo a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, o empreendimento tem potencial para se tornar um novo ambiente de convívio para população porto-alegrense e um destino para turismo, estimulando os aspectos sociais, econômicos e turísticos da cidade. 

O futuro parceiro privado poderá explorar comercialmente uma área nobre do município de Porto Alegre, próximo à Orla do Guaíba, da Usina do Gasômetro, do novo Muro da Mauá e também do Embarcadero. A pessoa física ou jurídica de direito privado interessada em apresentar proposta poderá acessar o edital no site da Secretaria Municipal de Parcerias. O prazo de entrega dos documentos de requerimento de autorização para desenvolvimento dos estudos, a ser realizado por e-mail (pmi.parcerias@portoalegre.rs.gov.br), será até o dia 30. As pessoas autorizadas terão o prazo de 90 dias para elaborarem os estudos.

 

Gilmar Martins