Porto Alegre conta com mais de 260 espaços públicos adotados
A Prefeitura de Porto Alegre já soma 265 espaços públicos adotados. Por meio da colaboração de empresas, entidades, condomínios, escolas, associações e pessoas físicas com o poder público, 106 praças e 143 canteiros e rótulas receberam melhorias e cuidados, por meio do programa Seja Parceiro de Porto Alegre, lançado em 2021 pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). Adoções especiais, como de viadutos, a Prainha do Iberê e o Sítio do Laçador, já são 16.
“O bom uso está afastando o mau uso, áreas degradadas são transformadas. A qualificação de forma permanente dos espaços, mediante a união de esforços entre o público e o privado, é uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo. Estamos conseguindo deixar a nossa Capital mais bonita e agradável de se viver e devolvendo ao porto-alegrense o sentimento de pertencimento”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
A pintura de um dos principais símbolos de Porto Alegre, o Mercado Público, teve as tintas doadas por um parceiro que fez parte das melhorias que hoje são desfrutadas pelos frequentadores. O viaduto Jayme Caetano Braun foi recuperado, teve a área inferior adotada e ganhou um novo atrativo: uma placa com um QR Code que dá acesso a uma playlist on-line com dezenas de poesias do artista. O Viaduto Tiradentes foi revitalizado e recebeu pintura com a temática dos pets e foi adotado por uma empresa do ramo.
A Capital possui 696 praças, nove parques, mais de 11 mil logradouros, 180 canteiros, 55 rótulas e cerca de 780 fachadas de prédios públicos, entre outros espaços que podem ser qualificados com apoio de empresas, entidades, condomínios, escolas, associações e pessoas físicas. Ao eleger a amplitude da adoção e assinar o Termo de Adoção com o município, o adotante fica responsável por cuidar do espaço, mantendo-o limpo e em plenas condições de uso pelos frequentadores.
Seja parceiro de Porto Alegre - Por meio do programa, podem ser adotadas praças, parques urbanos, áreas verdes, passarelas, passeios, fachadas de prédios públicos, monumentos, viadutos, pontes, equipamentos esportivos, canteiros e rotatórias. Além da adoção da totalidade do espaço, pode-se optar por equipamentos específicos como, por exemplo, banheiros, bancos, quadras de esportes, etc.
Já as doações podem ser de materiais e serviços relativos à manutenção e à conservação, sem o caráter continuado que caracteriza a adoção. Dentro do escopo de serviços estão inclusos estudos, consultorias e tecnologias que promovam soluções e inovações aos governos e a sociedade. São admitidos, ainda, o recebimento de bens móveis, imóveis, obras e equipamentos com finalidade de implementação de melhorias ou revitalização dos equipamentos públicos ou áreas verdes complementares (rotatórias e os canteiros centrais de ruas e avenidas). Os interessados podem enviar e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br
Lissandra Mendonça