Porto Alegre já conta com 169 prefeitos de praças voluntários

10/09/2022 10:41
Cesar Lopes/ PMPA
EXECUTIVO
Mais 14 líderes foram nomeados para a função pelo prefeito Sebastião Melo

O Acampamento Farroupilha foi cenário de mais uma edição do projeto Prefeitos de Praças na sexta-feira, 9. A cerimônia ocorreu no piquete 250 Anos da Prefeitura de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo e sua equipe de governo nomearam mais 14 líderes voluntários da região central da cidade.

"Os cuidados com a cidade impõem muitos desafios. Precisamos juntos combater o vandalismo. Quando nos propusemos a ser voluntários de uma causa, estamos fazendo o bem sem olhar a quem. O gesto dos novos prefeitos é grandioso" - Prefeito Sebastião Melo.

O município totaliza agora 169 prefeitos de praças com a missão de auxiliar o Município na preservação ambiental e manutenção dos espaços públicos. A meta do Executivo é nomear, até o fim do ano, 250 gestores comunitários para um total de 688 praças e nove parques existentes na Capital.

Os prefeitos de praças são líderes voluntários responsáveis por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e devem comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possam realizar as ações necessárias. O cargo tem publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre. 

Durante o evento, foram entregues crachás e certificados aos moradores e assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços da Capital.

Para a secretária municipal de Parcerias, Ana Maria Pellini, o projeto é inovador e tornou-se um grande marco para a cidade. "Já temos 232 indicações de prefeitos de praças e 169 nomeados. Logo estaremos alcançando a meta de 250. Porto Alegre conta agora com 74 adoções de praças, 130 adoções de verdes complementares e 11 adoções especiais, incluindo a revitalização de quatro importantes viadutos, o Muro da Mauá e o Sítio do Laçador", destaca Pellini.

A gerente de praças Regina de Oliveira Machado, responsável pela coordenação e interlocução com os novos gestores, garante que o projeto está fazendo a diferença na cidade. "Já temos inúmeras melhorias nas áreas verdes. Estamos trabalhando também para capacitar e qualificar, cada vez mais, estes líderes voluntários, integrando os prefeitos com os serviços prestados pela prefeitura. Cursos e oficinas estão sendo realizados para este aprimoramento e troca de experiências", observa.

Prefeitos nomeados na sexta: 

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia)

Prefeita: Waleska de Quadros Luchsinger


Praça André Forster

Prefeita: Tânia Gomes Bischoff


Praça Marechal Deodoro (Matriz

Prefeita: Ana Maria Engers Lenz
 

Praça da Família Imigrante

Prefeita: Márcia Peripolli
 

Praça Doutor Pedro Borba

Prefeita: Maria Elaine Rodrigues Espindola


Praça Dr. Maurício Cardoso

Prefeita: Maria do Carmo Meneghetti Soccol


Praça Oswaldo Cruz

Prefeito: Marcos Marcelio Hahn Mengue


Praça Delegado Carlos Armando Gadret - Planetário

Prefeita: Mara Luisa Freitas Nunes 


Praça Jayme Telles

Prefeita: Débora Bressan


Praça Rotary

Prefeito: Luiz Gonzaga Gonçalves


Praça Gustavo Langsch

Prefeita: Rosângela Machado Pinto


Praça Otávio Rocha

Prefeita: Patrícia Acosta Lima Castanho 


Praça João Paulo I

Prefeita: Maria Maristela Thomas


Praça Dom Luiz Felipe de Nadal (Morro Ricaldone)

Prefeita: Maria Elisa Araújo Zanella

Prefeito de Praça - Mais informações, sugestões e indicações pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

 

  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil