Prainha do Iberê será revitalizada

17/08/2022 17:27
Taís Puretz Arquitetura/Divulgação PMPA
PARCERIAS
Projeção ilustrativa mostra como ficará o local com mobiliário e paisagismo

Tradicional ponto turístico dos porto-alegrenses, localizado em frente à Fundação Iberê Camargo, o espaço conhecido como Prainha do Iberê será adotado pela empresa Boom Sabor que Faz Bem. O projeto inovador inclui a instalação de novo mobiliário para a área, manutenção e conservação do paisagismo e urbanismo, na margem do Guaíba, na Zona Sul. Um pórtico de madeira com balanço para contemplar a paisagem, pallets e cadeiras de praia, além de um contêiner para venda de sucos naturais, açaí e sanduíches, serão implementados. (fotos)

A prefeitura lançou, em maio, o edital de chamamento público para adoção da Prainha do Iberê, com vistas à sua manutenção, trafegabilidade e intensificação de uso. A proposta da empresa vencedora foi definida em julgamento público realizado por comissão formada pelas secretarias de Serviços Urbanos; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Parcerias e o Gabinete do Prefeito.

Como contrapartida, o adotante poderá propor a exploração comercial do local. A adoção se dará por um período de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. O valor total de implementação é de R$ 100 mil, além de manutenção mensal de R$ 4 mil.

Para o diretor de Parcerias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi, a prainha ainda não tinha um ponto tão atrativo e específico para acompanhar a chegada do pôr do sol. “Recebemos uma única proposta no edital de adoção, mas a empresa preencheu todos os requisitos mínimos contratuais e superou as expectativas”, explica Pedro.

A previsão é de que até setembro, aconteça a instalação de mobiliário urbano com identificação da marca e limpeza da área. A instalação de estrutura removível como ponto de venda, lixeiras, bicicletários e outros mobiliários urbanos complementares será feita até dezembro, incluindo paisagismo e decoração O projeto arquitetônico é da Taís Puretz Arquitetura.

Para o sócio-fundador da empresa Boom, David Fonseca, o foco do projeto foi o clima de praia. “Como o lugar já é chamado de Prainha do Iberê, vamos aproveitar esse espírito de lazer e descontração”.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Mariana Kruse

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes