Prefeitura divulga resultado do chamamento público para adoção do Muro da Mauá
A prefeitura divulgou nesta sexta-feira, 18, o resultado do chamamento público para a adoção de 750 metros do Muro da Mauá, trecho entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da avenida Mauá, antes da Usina do Gasômetro. A proposta apresentada pelo consórcio composto pelas empresas Sinergy e HMidia cumpriu todos os requisitos avaliados pela Comissão Julgadora e foi considerado o projeto vencedor por unanimidade. (fotos)
A partir da publicação do resultado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), abre-se o prazo de dez dias para contestações. Transcorrido o prazo, caso não haja manifestações, o termo de adoção será assinado pelo período de dois anos.
“Ficamos bastante impressionados com a qualidade dos materiais que recebemos. Todos demonstraram um grande engajamento com esse projeto do município de embelezar a cidade. Para a tomada de decisão, avaliamos a criatividade, inovação, sustentabilidade e a capacidade de execução dos projetos”, afirma a secretária de Parcerias, Ana Pellini.
A adoção do Muro da Mauá é mais uma ação que integra o projeto de recuperação do Centro Histórico coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE). Para o secretário Cezar Schirmer, trata-se de um espaço que merece uma atenção diferenciada, em virtude dos investimentos que foram feitos na Orla do Guaíba e de empreendimentos como o Embarcadero. "É essencial que pensemos a região de forma sistêmica. O embelezamento do muro será integrado aos esforços já realizados, promovendo coesão estética e recuperando um perímetro hoje degradado", avalia.
O projeto escolhido prevê uma divisão do muro em sessões, valorizando os 250 anos de Porto Alegre e mostrando grandes personalidades, música, escritores, esporte, entre outros. Além disso, haverá cascata de água, espaços para interatividade com QR codes espalhados pelas sessões, trazendo informações sobre cada imagem mostrada e um jardim vertical. O projeto prevê ainda abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica. “Queremos dar movimento ao muro, fazer com que ele interaja com as pessoas”, salienta o diretor geral da Sinergy, uma das empresas que compõe o Consórcio, Eduardo Ferreira.
“A dedicação pela cidade e a vontade de ajudar melhorando esse espaço tão rico que é o Muro da Mauá ficaram muito claras nas apresentações. Ganharemos mais um espaço para enaltecer elementos importantes da nossa cultura”, enfatiza o secretário da Cultura, Gunter Axt.
Contrapartida - Como contrapartida ao adotante, parte da área adotada (15%) poderá ser utilizada para identificação da marca do parceiro. Também será permitido o uso da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre” no local. O parceiro adotante poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do Munícipio.
A comissão - A comissão julgadora que avaliou os projetos é composta pelos secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; de Parcerias, Ana Pellini; de Cultura, Gunter Axt; e pelos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Hélio de Almeida Oliveira; da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini; e do Gabinete de Comunicação, Rafael Ocãna Vieira.
Além do consórcio composto pela Sinergy Novas Mídias/ HD Mídia, apresentaram propostas para o Muro da Mauá o grupo Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing.
Sinergy - A empresa atua há 21 anos no mercado e é líder na região sul do Brasil em mídia OOH. Atualmente está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com mais de 3 mil faces próprias, além de exportar mídia para todo o país e Américas com parceiros estratégicos.
Hmídia - Com operação desde abril de 2002, a H Mídia especializou-se em locação de espaços publicitários em mídia OOH (Out Of Home). Nos últimos anos, incorporou em seu portfólio uma gama de soluções em mídia exterior estática e digital, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas, de clientes, da “gente das marcas”. Hoje, as mais de 500 faces em mídia estática, digital, indoor e outdoor, constituem um amplo portfólio de alternativas em comunicação nos mais diversos ambientes com criatividade, inovação e compromisso de satisfação e conexão.
Gilmar Martins