Prefeitura faz chamamento público para coleta de vidro
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), publicou nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial do MunicÃpio de Porto Alegre (Dopa), o edital de chamamento público para a disponibilização de contêineres de coleta especÃfica, transporte e recolhimento dos resÃduos de vidro e destino final destes para reciclagem.
A SMP foi procurada pela Associação Brasileira de Vidros e empresas do setor interessadas em contribuir com a coleta. "A partir da ação, o edital foi elaborado para que empresas ou associações participem, de forma voluntária e sem nenhum custo para a prefeitura. Junto com o Plano Municipal de Gestão Integrada de ResÃduos Sólidos, é outra iniciativa fundamental de zeladoria e de segurança para a cidade, contribuindo com o meio ambiente", destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
O edital de parceria prevê a disponibilização de 30 a 40 contêineres, em diferentes locais selecionados pela prefeitura, e que podem ser expandidos pelo parceiro privado. A contrapartida é o recolhimento deste material (cacos de vidro) cujo descarte irregular sempre foi um problema de segurança, tanto para trabalhadores da cadeia de resÃduos sólidos quanto para os porto-alegrenses.
Em função da preocupação de segurança, serão atendidos pontos de maior demanda, como região de bares no Quarto Distrito e nos bairros Cidade Baixa, Rio Branco e Bom Fim, para que moradores, frequentadores de bares e comerciantes tenham um local facilitado e seguro para o descarte de vidro. Também serão contemplados os parques da cidade, como a Orla do GuaÃba, Redenção, Parque Marinha do Brasil e outros.
O edital de chamamento ficará aberto pelos próximos 30 dias. Mais informações estão disponÃveis neste link.
Cristiano Vieira