Prefeitura faz chamamento p√ļblico para coleta de vidro

21/12/2023 08:44

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), publicou nesta quarta-feira, 20, no Di√°rio Oficial do Munic√≠pio de Porto Alegre (Dopa), o edital de chamamento p√ļblico para a disponibiliza√ß√£o de cont√™ineres de coleta espec√≠fica, transporte e recolhimento dos res√≠duos de vidro e destino final destes para reciclagem.

A SMP foi procurada pela Associa√ß√£o Brasileira de Vidros e empresas do setor interessadas em contribuir com a coleta.¬†"A partir da a√ß√£o, o edital foi elaborado para que empresas ou associa√ß√Ķes participem, de forma volunt√°ria e sem nenhum custo para a prefeitura. Junto com o Plano Municipal de Gest√£o Integrada de Res√≠duos S√≥lidos, √© outra iniciativa fundamental de zeladoria e de seguran√ßa para a cidade, contribuindo com o meio ambiente", destaca a secret√°ria municipal de Parcerias, Ana Pellini.

O edital de parceria prevê a disponibilização de 30 a 40 contêineres, em diferentes locais selecionados pela prefeitura, e que podem ser expandidos pelo parceiro privado. A contrapartida é o recolhimento deste material (cacos de vidro) cujo descarte irregular sempre foi um problema de segurança, tanto para trabalhadores da cadeia de resíduos sólidos quanto para os porto-alegrenses.

Em função da preocupação de segurança, serão atendidos pontos de maior demanda, como região de bares no Quarto Distrito e nos bairros Cidade Baixa, Rio Branco e Bom Fim,  para que moradores, frequentadores de bares e comerciantes tenham um local facilitado e seguro para o descarte de vidro. Também serão contemplados os parques da cidade, como a Orla do Guaíba, Redenção, Parque Marinha do Brasil e outros.

O edital de chamamento ficar√° aberto pelos pr√≥ximos 30 dias. Mais informa√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis neste link.

Isabel Lermen

Cristiano Vieira