Prefeitura realiza audiência pública com interessados na adoção do Muro da Mauá
A prefeitura realizou nesta sexta-feira, 23, audiência pública sobre a adoção de 750 metros do Muro da Mauá, trecho que fica entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória próxima à rua General Portinho. Durante o evento, que ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal da Administração, foram explicados todos os passos para a apresentação das propostas de adoção e respondidos questionamentos relacionados à entrega e defesa do pré-projeto e sobre o espaço destinado para a divulgação da marca do adotante.
“Queremos embelezar esse local tão nobre da cidade. Os projetos podem trazer ideias de obras de arte, grafites ou outras técnicas propostas pelo adotante. Iremos escolher aquela proposta que dê um efeito positivo para o espaço e o embeleze para a comemoração dos 250 anos de Porto Alegre”, destacou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, salientou que a adoção do Muro da Mauá faz parte do esforço integrado de recuperação do Centro Histórico que vem sendo coordenado pela pasta. “Enquanto prospectamos uma solução tecnológica definitiva, essa ação irá promover o embelezamento da região e irá se incorporar às demais frentes de trabalho já existentes. Queremos mudar a fotografia do Centro Histórico ao mesmo tempo em que melhoramos suas condições estruturais, de segurança e de mobilidade”, assegurou.
Sobre o edital - Além do muro, o adotante deverá apresentar um projeto para os cinco canteiros próximos à parada de ônibus e de iluminação com características cênicas que evidenciem a revitalização do espaço. O pré-projeto com a proposta de adoção deve ser entregue até as 18h do dia 31 de maio na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE). Após essa data, serão marcadas reuniões para apresentação oral dos projetos se os proponentes assim o desejarem.
A avaliação será feita por uma comissão que contará com representantes das secretarias de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Parcerias, Cultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Serviços Urbanos e Gabinete do Prefeito.
Em contrapartida, o adotante poderá utilizar 15% da área total adotada para divulgar a sua marca, além de colocar uma placa no local que descreva as benfeitorias realizadas e utilizar o brasão da prefeitura e da frase “uma empresa parceira de Porto Alegre” em seus materiais de divulgação.
Participaram do evento o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, e o diretor de Contratualizações, Pedro Meneguzzi.
Lissandra Mendonça