Prefeitura renova adoção do Parcão

29/08/2025 17:55

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), renovou por mais quatro anos a adoção do Parque Moinhos de Vento, o Parcão. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 29.

O novo termo de adoção firmado junto às empresas Zaffari, Melnick, Hospital Moinhos de Vento, Dimed e Tramontina é válido até 2029. Com a renovação da parceria, os adotantes deverão investir mais de R$ 4 milhões em manutenções, reparos e melhorias no parque, que é um dos mais frequentados pelos porto-alegrenses.

"A união entre o poder público e a iniciativa privada irá garantir a continuidade da qualificação que já vem sendo realizada há anos no Parcão por meio do nosso programa de adoções. A população é a maior beneficiada com o prosseguimento desta soma de esforços", destaca o secretário de Parcerias, Giuseppe Riesgo.

Histórico - Inaugurada em 9 de novembro de 1972, junto com a avenida Goethe, a área de 115 mil metros quadrados onde fica o Parcão era antes ocupada pelo Hipódromo do Moinho de Vento e se tornou parque municipal graças ao apelo da população. Na época, Porto Alegre contava apenas com o Parque Farroupilha (Redenção), tornando o Parque Moinhos de Vento o segundo mais antigo da Capital.

Paulo Albano

Bianca Dilly