Revitalização do Viaduto Dom Pedro I será entregue neste sábado

09/07/2022 08:22

O tradicional Viaduto Dom Pedro I (localizado entre as avenidas José de Alencar e Padre Cacique), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, será entregue à população totalmente repaginado neste sábado, 9.

A iniciativa inclui revitalização com paisagismo, iluminação geral com lâmpadas em LED, pintura dos pilares, além de artes e painéis decorativos em 4D baseados em elementos da fauna e da flora do Rio Grande do Sul (papagaio-charão, biguá e carcará, araucárias e cenários como o Delta do Jacuí). Três artistas grafiteiros pintaram o viaduto.

A lancheria Meki Aurio, em ação conjunta com o Churrasquinho D’Gato, apresentou proposta de adoção à prefeitura para revitalizar e cuidar dos espaços embaixo do viaduto. Os comerciantes agora contam com contêineres adaptados com deques de madeira, incluindo cadeiras, mesas e banheiros para os clientes e visitantes. A adoção valerá por cinco anos, podendo ser renovada por igual período – ela permite, em contrapartida, o uso comercial do local.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) limpou o viaduto e realizou pequenos reparos antes de iniciar a revitalização. Finalizações e acabamentos com verniz anti-pichação também foram aplicados.

“O viaduto Dom Pedro I vai ficar ainda mais atrativo para os frequentadores, principalmente em dias de eventos e jogos. Além disso, junto com a Secretaria de Parcerias, já recuperamos a Elevada da Conceição, o Viaduto Tiradentes e estamos atuando também no viaduto do Brooklyn”, explica o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Marcos Felipi Garcia.

Já para o secretário Adjunto da Secretaria de Parcerias (SMP), Jorge Murgas, as ações conjuntas são fundamentais para garantir o bom aproveitamento e uso dos espaços públicos pela sociedade. “A SMP tem buscado acelerar as parcerias entre a iniciativa privada, poder público e a sociedade na busca de uma cidade mais bem cuidada e melhor para se viver”, destacou.

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes