Revitalização do Viaduto Tiradentes será entregue em fevereiro
A revitalização do Viaduto Tiradentes, localizado no cruzamento entre a rua Silva Só e a avenida Protásio Alves, está em fase de finalização e acabamentos. A previsão é que seja entregue à população no início de fevereiro. As secretarias Municipais de Parcerias (SMP) e Serviços Urbanos (SMSUrb), juntamente com a empresa adotante do espaço Instituição MMH Hospital Veterinário Ltda e Águia Veterinária e Pet Shop, estão envolvidas na iniciativa.
Antes da pintura temática feita pelo adotante, a SMSUrb fez uma revitalização, incluindo a limpeza da estrutura, reparos no calçamento, manutenção da iluminação, pintura de base, além do suporte técnico com equipamentos para a realização do trabalho pela iniciativa privada. O prédio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que faz parte da estrutura do Tiradentes e hoje abriga duas ONGs, também foi pintado.
O projeto foi custeado integralmente pelo hospital veterinário. Inclui também a arte em grafite e pintura dos quatro pilares, nos dois lados do viaduto (realizados em conformidade com o Código de Edificações da Capital), que estão sendo produzidos por artistas profissionais especializados em grafite: Erick Citron, Rodrigo Careca, Leandro Alves e Ana Scarceli. A iniciativa propõe o fechamento de alguns pontos, com ambientação e paisagismo.
Está prevista a realização de feiras de adoção de animais para a programação do local. O objetivo é gerar conhecimento da missão do hospital veterinário por meio de uma ação que proporcionará o bem-estar a toda comunidade do entorno e a quem passar pela região. “A revitalização do local é mais uma conquista da comunidade e será empreendida sem a utilização de recursos públicos. Inclui a temática dos animais, muito importante para todos nós”, observa a secretária de Parcerias Ana Pellini.
De acordo com o diretor de Parcerias Comunitárias, Pedro Meneguzzi, a ação integra parte de um grande projeto idealizado, desde o início dessa gestão, que é a reutilização dos espaços públicos. “Viadutos como o Tiradentes fazem parte deste ideal, de dar um melhor uso para estes locais tão degradados, em conjunto com a iniciativa privada”, ressalta Pedro.
Finalizações - Depois de pronto, a SMSUrb ficará responsável pela aplicação de verniz antipichação e pelo ajardinamento, na parte inferior do viaduto.
“Além de todo esse trabalho que deixou a estrutura pronta para a intervenção do adotante, nossas equipes também vão trabalhar em melhorias no entorno dessa área, como a Praça Moranense, que fica ao lado. A ideia é deixar todo o espaço revitalizado e, para isso, o poder público deve atuar junto com a iniciativa privada para que essas transformações sejam possíveis na nossa cidade”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Fabiana Kloeckner