Secretários conhecem projetos de candidatos em adotar a pista de skate do trecho 3 da Orla

15/09/2021 14:30
Alex Rocha/PMPA
PARCERIAS
Três candidatos apresentaram propostas para a adoção da Skate Park

Gestores da prefeitura conheceram nesta quarta-feira, 15, os projetos dos três candidatos que apresentaram propostas para a adoção da Skate Park, pista de skate do trecho 3 da Orla. A comissão formada pelos secretários municipais de Parcerias, Ana Pellini, de Serviços Urbanos, Marcos Filipi García, e de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, acompanhou a apresentação na sede da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). 

Os representantes da Sports – agência de Marketing Esportivo, do Rio de Janeiro, a Talo Gestão e Comunicação, de Porto Alegre, com a empresa Farah, de São Paulo, e a Artistaria com a Equipe G, ambas da Capital, tiveram aproximadamente 40 minutos para mostrar para a comissão seus projetos para a pista. Os integrantes da comissão fizeram questionamentos aos candidatos relativos à manutenção, projetos sociais e a gestão do espaço, pontos que serão avaliados para a definição do adotante, a qual será divulgada até o final de setembro.

“Ficamos bastante impressionados com a qualidade das propostas apresentadas. Será uma decisão difícil, mas temos a certeza de que a empresa ou grupo que ficará responsável pelo espaço, além de manter a pista em perfeito estado, irá oferecer atividades de cunho social e esportivas que serão muito positivas para a cidade”, destaca Pellini. 

Filipi também elogiou a qualidade do material apresentado e reforçou a importância desta parceria. “Antes de definirmos o adotante, levamos em consideração critérios fundamentais como segurança, conforto, inclusão e manutenção de toda a estrutura. E para garantir que tudo isso seja cumprido,  a Smsurb vai fazer a fiscalização dos serviços prestados. Quando o poder privado e o poder público atuam juntos, quem ganha é o cidadão”, salientou o secretário de Serviços Urbanos.

O secretário Antônio Carlos de Oliveira Pereira (Kiko) reforçou o comprometimento do município com o incentivo à prática do esporte. “Temos uma escolha difícil, porém todas as propostas possuem boas ideias tanto de cunho social quanto para a prática desse esporte, que ganhou muita visibilidade depois da Olimpíada de Tóquio. Manter os equipamentos públicos ocupados pela população para a prática do skate é uma das nossas prioridades”, destacou. Kiko reforçou a importância do envolvimento de outras secretarias, do trabalho em equipe.

Também acompanharam as apresentações o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro, e o diretor de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Alex Souza, órgãos que, embora não componham a comissão, são importantes no processo devido a questões relativas à infraestrutura e áreas verdes, além do secretário-adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, e do diretor de Parcerias Comunitárias da SMP, Pedro Meneguzzi. 

Obra - A obra da pista, bem como do parque, já está praticamente concluída. Testes técnicos para atestar a qualidade da obra do Complexo de Skate do trecho já estão marcados para as próximas semanas. “Queremos garantir que a pista de skate e toda a estrutura da Orla 3 esteja 100% para a inauguração”, afirma Mendes. “Somente para execução da pista, que será a maior da América Latina, estamos investindo mais de R$ 2,4 milhões”, conclui.

 

  

 

Aline Rimolo

Fabiana Kloeckner