Viaduto Imperatriz Leopoldina recebe propostas de adoção até 1º de dezembro

30/10/2025 13:39

Foi prorrogado até o dia 1º de dezembro o prazo do edital de adoção do Viaduto Imperatriz Leopoldina, no Centro Histórico. O objetivo é requalificar o espaço urbano, permitindo que empresas ou cidadãos instalem comércios e serviços em troca de cuidados de manutenção. Os interessados devem enviar seus projetos para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Secretaria Municipal de Parcerias (rua General João Manoel, 157, 13º andar).

O edital, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), permite a instalação de até quatro empreendimentos, como, por exemplo, contêineres, quiosques ou decks. Não será necessário pagar aluguel para ocupar o local. Em troca, o adotante deve garantir a conservação da área, principalmente no que se refere à limpeza e paisagismo.

Três espaços se encontram abaixo do viaduto, entre as avenidas Loureiro da Silva e João Pessoa, enquanto um trecho está localizado na Praça Nelço Sangoi. Para participar, é necessário um projeto que atenda aos requisitos do edital, entre eles, a entrega de um plano de trabalho e cronograma de execução.

Tiradentes - Encerrou-se na quarta-feira, 29, o prazo para envio de propostas de adoção do Viaduto Tiradentes, no bairro Santa Cecília. Nas próximas semanas, uma comissão julgadora irá avaliar os projetos, de acordo com os critérios estabelecidos em edital. Após a divulgação da classificação final, os candidatos selecionados serão convocados para assinar os termos de adoção.

Conceição - A prefeitura iniciou, no dia 22 de outubro, a análise das propostas de adoção para o Viaduto da Conceição, situado na entrada da Capital. Foram oito projetos formalizados por meio de edital, que agora estão sendo avaliados por uma comissão julgadora. A previsão é que o resultado seja divulgado em novembro. Concluída esta etapa, os vencedores estarão aptos para assinar os termos de adoção.

Paulo Albano

Bianca Dilly