Alterações na LDO 2022 propostas pelo Executivo são aprovadas na Câmara Municipal
Duas alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022 propostas pelo Poder Executivo foram aprovadas na Câmara Municipal na segunda-feira, 20. O Projeto de Lei do Executivo nº 050/21 recebeu 22 votos favoráveis e nove contrários. A iniciativa prevê a redução de alíquotas de Imposto Sobre Serviços (ISS) e tem como objetivo contribuir para a atração e manutenção de empresas ligadas a atividades econômicas desses ramos, fomentando a geração de emprego e renda.
Além de explicitar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro, o projeto também prevê medidas de compensação da renúncia de receita. As previsões de renúncia de receita introduzidas na lei valem para os exercícios de 2022 a 2024 e se somam às isenções fiscais existentes no projeto de lei original da LDO 2022. Veja, abaixo, o que muda:
- Redução de alíquota de ISS com vistas ao incentivo ao desenvolvimento de atividades realizadas pelos centros de contato (contact centers), com a interveniência do usuário ou do destinatário final do serviço, tais como atendimento ao cliente, televendas, telemarketing, pesquisas de mercado, suporte técnico, ouvidoria, recuperação de créditos e confirmação de cadastro, por meio de contato telefônico, da web, de chat ou de e-mail;
- Redução de alíquota de ISS relativo a bens e serviços de terceiros, especificamente “guincho intramunicipal, guindaste e içamento” para incentivar a manutenção de empresas dessas atividades no município, conforme proposição a ser encaminhada ao Legislativo.
Gilmar Martins