ObservaPOA retoma publicações em novo site com foco na economia
O Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA) retoma suas publicações em um novo site. O enfoque destaca dados essenciais para a compreensão do crescimento econômico da cidade.
Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o novo site incorpora um painel abrangente, apresentando informações sobre perfil econômico, distribuição geográfica das atividades, produto interno bruto (PIB), taxa de ocupação e desocupação, índices de preços, cesta básica, atividades econômicas do 4º Distrito, turismo e economia criativa. Este é o primeiro de uma série de painéis a serem implementados em colaboração com outros órgãos da administração.
"A colaboração entre as pastas municipais é fundamental para priorizarmos informações precisas e relevantes a todos os cidadãos, fortalecendo a gestão participativa e promovendo o desenvolvimento democrático, a cidadania e a identidade local", explica o titular da SMPAE, Cezar Schirmer.
O ObservaPOA reforça seu papel na consolidação da participação cidadã na gestão municipal. As informações segmentadas por regiões e bairros têm um papel pedagógico e político crucial, fortalecendo a identidade local e promovendo o senso de comunidade.
"Estão disponíveis todos os dados econômicos de Porto Alegre, como a geração de emprego, abertura de empresas, movimentação do turismo. A nossa ideia é conseguir colocar todas as informações à disposição do cidadão, para que ele consiga entender e monitorar a cidade”, lembra a secretária de Desenvolvimento Econômico, Júlia Evangelista.
ObservandoPOA - A revista do Observatório, ObservandoPOA, passará por uma remodelagem e retornará - após quatro anos - em formato digital, com maior periodicidade e parceria com outros órgãos municipais. Temas como segurança, revisão de gastos, saúde, assistência social, trabalho e renda, meio ambiente, mobilidade, educação, questões urbanísticas, infância, Centro Histórico e Quarto Distrito estão previstos para as próximas publicações.
Com uma história que remonta a 2009, a revista abordou temas como condições socioeconômicas de diversos grupos, características urbanísticas da cidade e, mais recentemente, as condições sociais dos idosos. O retorno da ObservandoPOA promete explorar uma gama mais ampla de tópicos de interesse público.
Cristiano Vieira