Plano Plurianual 2022-2025 é aprovado pela Câmara
O Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, que estabelece as metas e objetivos para as despesas relativas aos programas de duração continuada da cidade de Porto Alegre para os próximos quatro anos, foi aprovado na noite de quarta-feira, 4, pela Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). Foram 25 votos favoráveis, nenhum contrário e quatro abstenções.
O PPA representa o compromisso do Poder Executivo para com as melhores práticas de gestão pública, reforçando a importância de uma administração baseada em resultados. O plano apresentado em junho pela Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) se divide em sete programas de governo contidos em quatro eixos de gestão, nos quais os órgãos municipais se vinculam por competências. Esses programas englobam 297 ações estratégicas e 511 indicadores, sendo 28 de programas e 483 de ações especÃficas.
A construção da proposta é responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), fundamentada no Programa de Metas (Prometa 2021-2024), no Mapa Estratégico da Gestão, nos Contratos +Gestão +Resultados e os projetos prioritários de governo, assim como as despesas de caráter continuado, serviços vigentes e obras em andamento. O PPA foi elaborado pela Diretoria de Planejamento Orçamentário (DPO) e contou com a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta da PMPA. Em 20 de agosto, uma nova etapa do planejamento orçamentário da atual gestão, com a entrega da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, cujo objetivo é fazer cumprir a meta global traçada para os próximos três anos.
Â
 Â
Â
Fabiana Kloeckner