Prazo para solicitar Saque Calamidade do FGTS termina nesta quinta-feira

18/04/2024 08:37

Termina nesta quinta-feira, 18, o prazo para a solicita√ß√£o, na Caixa Econ√īmica Federal, do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo (FGTS), para quem teve danos estruturais em sua resid√™ncia no temporal de 16 de janeiro deste ano em Porto Alegre.¬†Moradores da Capital cujas casas foram afetadas¬†e que¬†t√™m saldo na conta do FGTS podem sacar at√© R$ 6,22 mil.

Est√£o automaticamente habilitados a pedir o Saque Calamidade, diretamente na Caixa (via aplicativo do FGTS ou em ag√™ncias do banco), os moradores de 76 bairros de 16 regi√Ķes do Or√ßamento Participativo (OP), que possuem √ćndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) inferior a 0,9.¬†

J√° os¬†moradores da regi√£o Centro do Or√ßamento Participativo (OP), que inclui 18 bairros, podiam solicitar via 156 da prefeitura, com no m√≠nimo dez dias √ļteis antes do prazo final do dia 18. Caso aprovado pedido, a pessoa encaminha a solicita√ß√£o de saque na Caixa, que √© respons√°vel pelo pagamento.¬†

A listagem dos bairros da regi√£o do OP Centro inclui Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Hist√≥rico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independ√™ncia, Jardim Bot√Ęnico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petr√≥polis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cec√≠lia e Santana.

Como fazer - Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/.

O Saque Calamidade do FGTS está sendo disponibilizado em virtude dos decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência emitidos pela gestão municipal. Estes decretos foram homologados tanto pelo governo do Estado quanto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo federal.

Clique aqui¬†para outras d√ļvidas.

Beth√Ęnia Helder