Revitalização do Centro Histórico: Travessa Mário Cinco Paus recebe limpeza e manutençãoÂ
A Travessa Mário Cinco Paus foi o local escolhido para o teste da força-tarefa do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro), grupo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), encarregado de intervenções de médio porte dentro do escopo do projeto de recuperação do Centro Histórico. Nesta semana os servidores realizam os trabalhos na travessa que fica entre a prefeitura e o prédio do INSS.
A ação tem o intuito de devolver à comunidade um ambiente mais limpo e livre dos cartazes e das pichações que hoje tomam conta das fachadas dos prédios do entorno. Além disso, a equipe irá realizar a manutenção da rede elétrica e da iluminação pública. Também serão feitos serviços de capina e limpeza dos canteiros existentes na travessa.
A mobilização é considerada estratégica pela secretaria. O teste servirá como balizador para a alocação de recursos humanos e materiais e dará a noção de quanto tempo será necessário para a execução de uma determinada tarefa. "É muito importante testar a metodologia que estamos desenvolvendo, para que possamos corrigir eventuais problemas e tenhamos o melhor aproveitamento possÃvel das frentes de trabalho", ilustra o secretário Cezar Schirmer.
Participam dos serviços na Travessa Mário Cinco Paus servidores das secretarias de Serviços Urbanos; Desenvolvimento Social; Segurança; Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade; Departamento Municipal de Limpeza Urbana; e EPTC. Â
Força-tarefa
A força-tarefa do GGI-Centro é um esforço concentrado encarregado de ações de maior porte. O grupo é formado por todas as secretarias e órgãos que compõem o colegiado. Os servidores ou serviços são requisitados de acordo com a demanda.
Após a atuação, os espaços passarão a integrar o rol de locais sob responsabilidade do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), iniciativa que operacionalizará a pronta resposta do projeto de recuperação do Centro Histórico, efetuando pequenos reparos e a manutenção diária.
Â
Elisandra Borba