TRABALHO E PERSPECTIVA
O ObservaPOA - Observatório da Cidade de Porto Alegre disponibiliza uma ampla base de informações sobre o municÃpio de Porto Alegre contribuindo para a consolidação da participação cidadã na gestão da cidade. A maior parte das informações disponibilizadas por regiões e bairros têm um papel pedagógico e polÃtico fundamental. Trata-se de reforçar a identidade do local, promovendo o sentido de comunidade nas pessoas e nas famÃlias.
Além de dar continuidade à missão de organizar e disseminar informações sobre Porto Alegre, suas regiões, bairros e unidades de desenvolvimento humano para subsidiar decisões, estudos e pesquisas mantendo indicadores sociais com a qualidade necessária e tecnicamente embasada, sempre que possÃvel em nÃvel territorial intraurbano, o ObservaPOA terá o empenho de articular e fortalecer a dinâmica de inter-relação com as diferentes áreas do conhecimento garantindo rigor nas informações veiculadas.
O ObservaPOA disponibiliza indicadores voltados à qualificação da gestão participativa com base em três perspectivas: (1) social – impactos na melhoria da qualidade de vida e de convivência das pessoas; (2) gestão – impactos na eficácia, transparência e descentralização da gestão municipal; e (3) polÃtica – impactos no desenvolvimento democrático e na cidadania, expansão do capital social e resgate da identidade local.
HISTÓRIA E PRODUÇÃO
A criação do Observatório, em março de 2006, se insere no contexto mais amplo referente aos objetivos do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) da Rede 3 – Urb-Al e da organização Cidades e Governos Locais Unidos(CGLU). Com efeito, no que concerne aos objetivos do OIDP, o Observatório proporciona informações e estudos que permitem conhecer e avaliar comparativamente a qualidade do desenvolvimento das múltiplas formas de democracia participativa. No que concerne aos objetivos da CGLU, a criação do Observatório vai ao encontro do compromisso desta organização, que representa 100 mil cidades de todos os continentes, quanto ao cumprimento das metas do milênio da ONU para 2015. E, mais recentemente, acompanhar indicadores da cidade relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
O Observatório é um espaço da cidade, para a cidade, construÃdo em parceria com os atores sociais que agregarão conhecimento, pesquisas e produtos.
Colaboradores:
Ada Raquel Doederlein Schwartz - Arquiteta Urbanista
Carlos Eduardo Gomes Macedo - Economista
Gabriel Afonso Marchesi Lopes - EstatÃstico
Juliano Freitas Garcia - Administrador
Marcos Alexandre Gomes Cruz - Assistente Administrativo com formação em Geografia
Miguel Zanona Krasner - Assistente Administrativo com formação em Publicidade e Propaganda
Rodrigo de Marsillac Linn - Arquiteto Urbanista
Â
Â