Concessão do Parque Harmonia é tema de reunião virtual da prefeitura com o MTG

03/08/2020 18:22
Eduardo Beleske / PMPA
Comunicação
Edital, que também engloba o Trecho 1 da Orla, tem recebimento das propostas marcado para o próximo dia 31

O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, realizou reunião virtual com representantes da primeira região do Movimento Tradicionalismo Gaúcho (MTG), nesta segunda-feira, 3, para esclarecer as dúvidas dos acampados em relação ao funcionamento do Acampamento Farroupilha com a concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla. O edital para os dois espaços foi lançado no dia 3 de julho e o recebimento das propostas está previsto para o dia 31 de agosto. 

Ribeiro explicou que o edital prevê a organização do evento em dois blocos principais: o operacional e o cultural. “A parte operacional ficará a cargo da concessionária e corresponde às condições de infraestrutura de água, luz, de recolhimento de resíduos sólidos e preparação para o recebimento dos piquetes. A parte cultural, por sua vez, continua sob a responsabilidade do poder público com a coordenação da prefeitura, pela Secretaria Municipal da Cultura, e compreende a inscrição dos acampados, a escolha dos shows e outras atividades."

O único encargo dos acampados será o pagamento de uma taxa, semelhante ao que já vem sendo praticado, e que irá cobrir os custos dos serviços. A concessionária deverá comprovar os gastos após o encerramento das atividades. “Temos muita segurança de que o modelo vai permitir um maior planejamento para a realização do evento”, enfatiza Ribeiro. Em decorrência da pandemia, a edição deste ano do Acampamento está cancelada e as atividades da Semana Farroupilha serão realizadas virtualmente.
 
Outro ponto abordado na reunião foi em relação à Casa do Gaúcho e ao Galpão Crioulo, que fazem parte da concessão e poderão ser explorados pelo concessionário com a preservação do caráter histórico de cada espaço. A concessão tem um prazo de 35 anos e prevê também a gestão do Trecho 1 da Orla. O total de investimento para a operação dos dois espaços e a realização de obras no parque é de R$ 325 milhões ao longo do contrato. 
 
Participaram da reunião o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Edinho Fagundes, acampados da 1ª região, o coordenador do Instituto Semeia, Rodrigo Góes, e toda a equipe técnica da SMPE envolvida no projeto de concessão.
 
Reuniões com investidores - Até sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas realiza reuniões com investidores interessados no projeto. O objetivo dos encontros é esclarecer dúvidas a respeito do edital. Interessados em agendar devem enviar e-mail para parcerias@portoalegre.rs.gov.br informando data e horário de preferência. A marcação será feita por ordem de interesse. As reuniões serão virtuais, gravadas em áudio e vídeo, e com duração máxima de uma hora.
Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes