Financiamento de R$ 64,7 milhões para moradias em três condomÃnios do bairro Cristal
A Prefeitura de Porto Alegre assinou contrato de financiamento nesta sexta-feira, 18, com a Caixa Econômica Federal, para investir R$ 64,7 milhões na construção de 540 moradias na zona sul da cidade. Os recursos, captados pela Secretaria Municipal de Planejamento em Gestão (SMPG), serão usados para erguer três conjuntos habitacionais verticais nos bairros Cristal e Camaquã. As habitações abrigarão famÃlias de baixa renda que vivem à s margens do Arroio Cavalhada, incluindo as vilas Icaraà I, Nossa Senhora das Graças e Ângelo Corso.Â
Do total, serão 200 unidades no condomÃnio Coronel Claudino, no Cristal. Outras 160 vão para o condomÃnio Tamandaré I e 180 no Tamandaré II, ambos no Camaquã. A Lei 12.607, que autoriza a contratação dos recursos, foi sancionada pelo prefeito municipal em março. O projeto, aprovado na Câmara dos Vereadores em 2019, teve aval do Ministério do Desenvolvimento Regional e integra o Programa Atendimento Habitacional através do Setor Público (Pró-Moradia).
Serão atendidos prioritariamente as famÃlias remanescentes do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Na próxima etapa, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) fará o chamamento público das empresas interessadas em assumir as construções e o trabalho técnico social. Ainda estão previstas a instalação das redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de drenagem pluvial, de distribuição de energia e de iluminação pública.
Â
Rui Felten