Prefeitura garante continuidade de contrato de R$ 98,5 milhões da Severo Dullius

27/07/2020 08:47

A Prefeitura de Porto Alegre obteve decisão que reverteu o que seria o fim do contrato de financiamento das obras de duplicação e ampliação da avenida Severo Dullius, que liga a região do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre Airport) à avenida Sertório. O pedido de reconsideração foi avaliado pela Caixa Econômica Federal e pelo Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Pontes Queiroz. A suspensão do cancelamento está condicionada ao prosseguimento da obra com demonstração efetiva e adequada da execução física até 30 de setembro. Hoje a obra já está 57,5% realizada e deve ser retomada nos próximos dias.

A obra, iniciada em 2013, passou por diversos entraves e dificuldades, como suspensões, paralisação por parte da empresa em 2016 e a falta de recursos financeiros.

“Estamos dando passos importantes para acabar com a novela das obras da Copa. Existe um esforço da gestão para destravá-las e fazer as entregas que a população espera. Não no prazo que a cidade e a prefeitura gostariam†-  Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Na avaliação da secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, a reconsideração resulta de um trabalho integrado das secretarias municipais na busca da resolução de antigos entraves do contrato. "O desafio permanente está na análise criteriosa e técnica para destravar processos e deixar um legado de maior eficiência no controle e execução das obrasâ€, ressalta.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, afirma que a decisão de continuidade foi fruto de árduo trabalho técnico-jurídico. Com a retomada das obras, os primeiros serviços a serem realizados no local serão de limpeza dos materiais depositados ao longo dos 900 metros já pavimentados da via. Será necessária a limpeza, varrição e lavação do pavimento, a fim de diagnosticar possíveis danos oriundos de queima do lixo, depredação ou roubo.

"Concomitantemente com este serviço, os trabalhos que envolvem terraplanagem, drenagem e pavimentação estarão localizados no entroncamento entre a avenida Severo Dullius e rua Sérgio Dietrich, bem como no trecho próximo à rua Dona Alzira, com a execução da segunda camada de base de brita e pavimentação", explica Gazen.

Durante a execução dos serviços de infraestrutura, o projeto de desvio do canal Passo da Mangueira, localizado no encontro entre as ruas Dona Alzira e Severo Dullius, estará em elaboração. Da mesma forma, ainda neste ano, serão iniciados os trabalhos de recuperação do canal do Arroio Areia, com a execução das duas passagens sobre o canal.

 

 

Gonçalo Valduga

Fabiana Kloeckner