Conselho Tutelar: 185 candidatos concorrem a 50 vagas neste domingo

04/10/2019 10:55
Ricardo Giusti/Arquivo PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Serão 239 urnas eletrônicas distribuídas em 82 locais de votação
A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares em Porto Alegre ocorrerá neste domingo, 6, das 8h30 às 17h. Na Capital, 185 candidatos, que passaram por análise documental e provas de conhecimentos, concorrem a 50 vagas, em dez microrregiões da cidade.
 
O processo terá validade para o mandato 2020-2023, e o eleitor poderá escolher até cinco candidatos de sua microrregião. Cada microrregião da cidade funcionará com cinco membros, totalizando os 50 conselheiros tutelares.
 
Os eleitores podem conferir informações sobre locais de votação e a lista com os candidatos no site e também através do telefone 156. Ao todo, serão 239 urnas eletrônicas distribuídas em 82 locais.
 
Cerca de 700 pessoas vão trabalhar durante a votação, além de sete funcionários do Escritório das Eleições da prefeitura. O pleito é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Tribunal Regional Eleitoral e Brigada Militar. 
 
Serviço:
 
Quem pode votar - Todos os eleitores aptos a votarem nas eleições gerais e municipais podem votar. Apesar de facultativo, o voto importa, porque são os conselheiros tutelares escolhidos por cada comunidade que vão cuidar para que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos.
 
Como votar - Para ter acesso à urna, o eleitor deve apresentar um documento com foto. Eleitores podem votar em até cinco candidatos de sua microrregião. Não precisa votar em cinco, pode votar em até cinco. 
 
Passe livre - No domingo, dia da votação, os ônibus terão passe livre em Porto Alegre.
 
Apuração dos votos - os eleitores poderão acompanhar em tempo real a apuração dos votos a partir das 17h de domingo através deste link. A totalização dos votos da eleição ocorrerá a partir das 17h de domingo, no Plenário Otávio Rocha na Câmara Municipal de Porto Alegre. 
 

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Porto Alegre tem papel de destaque nessa função, pois foi a primeira cidade do país a formar o órgão, uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conselho foi instituído na Capital em janeiro de 1991 e entrou em funcionamento a partir de agosto de 1992.    

 

Claiton Magalhães

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes