Abertos 66 novos leitos clínicos pelo SUS na Capital

30/06/2022 14:00
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Vagas s√£o dedicadas exclusivamente a pacientes internados em pronto atendimentos da cidade

A capital ga√ļcha conta com mais 66 leitos cl√≠nicos para interna√ß√£o de pacientes adultos pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS). S√£o 46 novas vagas j√° em opera√ß√£o na Santa Casa de Miseric√≥rdia e 20 no Hospital S√£o Lucas da PUCRS. Outros 30 leitos est√£o previstos para entrar em funcionamento na pr√≥xima semana, tamb√©m no S√£o Lucas, todos custeados com recursos municipais.¬†

As vagas s√£o dedicadas exclusivamente a pacientes internados em pronto atendimentos da cidade. Isso porque a Capital vive um aumento da circula√ß√£o de doen√ßas respirat√≥rias, o que provoca sobrecarga nos servi√ßos de sa√ļde, especialmente nos quatro pronto atendimentos. Segundo o dashboard das emerg√™ncias, na manh√£ desta quinta-feira, 30, a taxa de ocupa√ß√£o geral de pacientes adultos era de 144%.¬†

Conforme acompanhamento da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS), mais da metade dos pacientes que aguardam interna√ß√£o em hospitais de Porto Alegre s√£o de outros munic√≠pios. ‚ÄúOrientamos os pacientes a priorizarem os servi√ßos de sa√ļde de suas cidades de origem, contribuindo para evitar a superlota√ß√£o da rede hospitalar da Capital‚ÄĚ, afirma¬†o secret√°rio de Sa√ļde, Mauro Sparta.

Em casos de sintomas leves, a orienta√ß√£o para moradores de Porto Alegre √© buscar uma das 132 unidades de sa√ļde. Confira os endere√ßos aqui.

Amplia√ß√£o¬†- A prefeitura est√° em esfor√ßo permanente junto aos hospitais e ao governo do Estado para ampliar o n√ļmero de leitos e desafogar os servi√ßos de sa√ļde da Capital. Em maio¬†e junho, foram abertos 163 novos leitos, entre adultos e pedi√°tricos, sendo 38 no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), 33 no Hospital Restinga e Extremo Sul, 40 no Hospital Vila Nova, 20 no Hospital Independ√™ncia e 32 no Hospital Nossa Senhora da Concei√ß√£o.

Vanessa Conte e Luize Baini