Abril Verde: oficina debate temas de doenças relacionadas ao trabalho
Servidores da Prefeitura de Porto Alegre participaram na quinta-feira, 18, de oficina sobre as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort). O encontro foi promovido em conjunto pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Funcional (CDAF/SMAP) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O evento é alusivo ao Abril Verde, mês de sensibilização para temas relacionados com a saúde do trabalhador.Â
A oficina abordou aspectos sobre como prevenir e identificar as LER/Dort, esclarecendo dúvidas sobre ergonomia, postura e prevenção destas doenças ocupacionais. Ao final, foi promovida uma sessão de ginastica laboral, para que sejam replicadas, não só nos nos locais de trabalho, mas quando no desenvolvimento de atividades com movimentos repetitivos.
"Eventos como este proporcionam uma melhor qualidade de vida no trabalho, despertando os olhares dos trabalhadores para as condições ergonômicas, reduzindo as possibilidades de lesões osteomusculares decorrentes da atividade laboral", frisou o coordenador do Cerest, Diego Goularte.
Prevenção - O Abril Verde ocorre anualmente sendo o mês dedicado à prevenção aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e o objetivo da mobilização é enfatizar a importância de polÃticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores, independentemente do seu vÃnculo.
Participaram da oficina a terapeuta ocupacional Priscila Bordignon, o chefe do Cerest Diego Goularte e o estagiário do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, Bruno Barcelos.
Â
Gilmar Martins