Ação de controle sanitário na Trensurb detecta dois casos positivos de Covid-19

28/06/2021 18:38
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Profissionais também prestam orientações aos usuários do metrô

Nesta segunda-feira, 28, dois casos positivos de Covid-19 foram detectados por teste rápido de antígeno (TR Ag) na Estação Mercado da Trensurb. Os passageiros tinham como origem o município de Cachoeirinha, na Zona Metropolitana da Capital. Este foi o primeiro dia da operação de controle sanitário no local realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com coordenação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) e em parceria com a escola de graduação e cursos técnicos Factum. Entre 9h e 17h, sete testes de TR Ag foram feitos no local. 

O prefeito Sebastião Melo, o secretário de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, e gestores da SMS e da Trensurb acompanharam o início da operação, na manhã desta segunda-feira. (fotos)

A partir de terça-feira, 29, professores de cursos da área da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e acadêmicos da instituição se somam à equipe da APS na tarefa. As equipes atuarão no local de segunda a sexta-feira, também prestando orientações aos usuários do serviço. Na terça, 29, o atendimento será das 9h às 19h. O horário será ampliado nos próximos dias.

A intenção é abordar pessoas com temperatura acima de 37,5ºC ou que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19. Com esses critérios, as pessoas serão convidadas a passar pela testagem.

Nesta segunda-feira, 28, enfermeiras da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS promoveram capacitação para professores e acadêmicos da UFCSPA que atuarão no local. Os itens abordados foram a notificação de dados das pessoas testadas no E-SUS Notifica, a utilização dos TR Ag e procedimentos corretos para colocação e retirada dos equipamentos de proteção individual que devem ser usados pelas pessoas que farão a coleta das amostras.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins