Ação de saúde na Redenção orienta público sobre segurança do paciente

16/09/2023 08:20

Quem circular pelo Parque Farroupilha (Redenção) neste domingo, 17, poderá aproveitar para conferir como está a pressão arterial e entender um pouco mais a respeito da segurança do paciente. A ação ocorre das 10h às 15h, próximo do Monumento ao Expedicionário, na avenida José Bonifácio, com a entrega de materiais educativos e orientações.

A programação é alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado neste domingo, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema desta edição é engajamento da comunidade para a segurança do paciente. O evento é realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Núcleo Porto Alegre, Faculdade e Escola Técnica Factum e Escola Profissional da Fundação Universitária de Cardiologia.

Conforme a enfermeira da SMS, Tais Anelo, o objetivo da ação é conscientizar para a necessidade do envolvimento ativo dos pacientes, familiares e cuidadores, a partir de ações educativas com a população, alinhado à ação global da OMS. “Queremos capacitar os pacientes e familiares a participarem ativamente em seus próprios cuidados e na melhoria da segurança da assistência à saúde, orientando ações de prevenção de quedas, lesões por pressão, danos relacionados à medicação, higiene de mãos para prevenção de infecções e comunicação efetiva”, explica Tais.

Seminário – Na mesma temática, será realizado nesta sexta-feira, 15, o 1º Encontro de Segurança do Paciente do Hospital de Pronto Socorro (HPS), das 9h às 17h, no Centro Cultural da UFRGS (rua Eng. Luiz Englert, 333). Os assuntos em pauta incluem panorama atual e perspectivas para o futuro na área de segurança do paciente, metodologias para envolvimento do paciente na própria segurança e a estratégia Closer to Zero, sistemática seguida pelo hospital para prevenir casos de lesões por pressão, as chamadas escaras. A ideia é qualificar o compartilhamento cientifico entre os profissionais.

A coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco, Marcelle Schettert, destaca que a instituição desenvolve desde 2021 um processo de orientação com pacientes, familiares e cuidadores sobre a temática. “Reconhecemos a importância do envolvimento do paciente e de familiares na segurança do cuidado em saúde”, diz. Segundo ela, há muitas evidências de que, quanto maior é o envolvimento e conhecimento do paciente no próprio cuidado, menor é o risco de incidentes relacionados à assistência em saúde.

Programação pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente:

- Sexta-feira, 15, 9h às 17h – 1º Encontro de Segurança do Paciente do HPS, no Centro Cultural da UFRGS (rua Eng. Luiz Englert, 333)
- Domingo, 17, 10h às 15h – Ação para o público na Redenção, próximo do Monumento ao Expedicionário

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins