Ação leva vacina contra Covid-19 a cerca de mil idosos neste sábado

23/01/2021 14:36
Cristine Rochol /PMPA
SMS
Trabalho teve início pela manhã em instituições de longa permanência na Zona Sul

Cerca de mil idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência na Zona Sul da Capital devem receber, neste sábado, 23, a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para intensificar a vacinação na região, que concentra a maior parte dos idosos residentes em instituições. O trabalho teve início pela manhã, a partir de encontro de profissionais de saúde e voluntários em frente ao Jockey Club do Rio Grande do Sul, na avenida Diário de Notícias.

A imunização prosseguiu ao longo do dia, com a participação de dez equipes. São 32 voluntários da SMS, do Comando Militar do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de estagiários acadêmicos de enfermagem da UniRitter e de profissionais da Associação Hospitalar Vila Nova. Integraram a equipe médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem, que devem percorrer 60 instituições de longa permanência de idosos (ILPIs). A segunda dose da vacina será aplicada em 28 dias. Durante a semana, as equipes de saúde percorreram mais de 200 ILPIs  do total de 370 em Porto Alegre, para fazer a imunização.

Cristine Rochol /PMPA
SMS
Prefeito Sebastião Melo acompanhou a concentração de profissionais de Saúde e voluntários

O prefeito Sebastião Melo esteve na concentração das equipes e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos. “Quando o trabalho é coletivo e todos ajudam, tudo fica muito melhor. Quero agradecer enormemente aos voluntários, às equipes de saúde, ao Exército e às universidades. Eles merecem todo o aplauso e carinho da sociedade de Porto Alegre”, afirmou Melo, que aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso da prefeitura com a transparência do processo. “Isso é fundamental, e vamos ser  transparentes no trabalho de imunização. Todas as informações estão no nosso portal. É um compromisso que assumimos com a população”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, também agradeceu a parceria do Exército e da Ufrgs e salientou a importância do trabalho voluntário deste sábado. “Durante a semana, vamos continuar com as nossas 19 equipes de saúde atuando nas demais regiões da cidade, mas hoje a satisfação é podermos concluir a mobilização na Zona Sul, onde temos o maior número de idosos institucionalizados”, disse Sparta. Participaram ainda o general comandante da 6ª Divisão do Exército, Achilles Furlan Neto, e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da Ufrgs, Geraldo Pereira Jotz.

Neste domingo, 24, das 8h às 12h, a vacinação será realizada em idosos acamados acima de 75 anos em suas residências. As solicitações chegaram pelo fone 156. No momento, a vacina está sendo aplicada em idosos de instituições de longa permanência, idosos acamados e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do tratamento de Covid-19 em hospitais. Até agora, foram vacinadas mais de 18,5 mil pessoas na Capital. Confira o painel de monitoramento no portal vacinômetro.  

Familiares de idosos com mais de 75 anos acamados podem entrar em contato pelo telefone 156 ou via web, pelo link https://156web.procempa.com.br, e fazer o registro do pedido de vacina. As equipes da Saúde farão o agendamento para imunização em casa.

 

  

 

Vanessa Conte

Rui Felten