Ações de controle sanitário no aeroporto começam na tarde desta segunda-feira

14/06/2021 08:31
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Será feita a testagem de passageiros sintomáticos ou assintomáticos que possam ter tido contato com novas variantes

As primeiras ações de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre serão realizadas a partir das 14h desta segunda-feira, 14, na área de desembarque doméstico (área de acesso restrito). No turno da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevê organização das equipes de trabalho no local. 

A intenção é promover a identificação e a testagem já no aeroporto de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus, minimizando o impacto da entrada na cidade das chamadas variantes de preocupação (VOC), que possam elevar os índices de contágio do vírus na cidade, comprometendo o sistema de saúde municipal. 

A operação da prefeitura está respaldada pelo Decreto 21.067, publicado na sexta-feira, 11, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre. Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ação tem também o apoio da Fraport Brasil, companhias aéreas Latam, Azul, Gol e Copa Airlines, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A abordagem proposta é a de passageiros que desembarquem no Aeroporto Internacional Salgado Filho com origem do exterior, independente de escala prévia no Brasil, passageiros de viagens domésticas com origem no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (indiana). 

O controle terá as seguintes etapas: identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias; triagem quanto à presença de sinais e sintomas; e oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno (TR Ag). No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, além de orientação estrita de quarentena por 14 dias.

A previsão é de realização do controle sanitário por um período de 14 dias corridos. Na segunda-feira, à tarde e à noite, e em três turnos a partir de terça-feira, 15. Após este período será avaliada a necessidade de ampliação do trabalho. 

As equipes que atuarão no aeroporto são compostas por servidores técnicos da SMS, servidores da UFRGS vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, à Escola de Enfermagem e ao Departamento de Saúde Coletiva, 87 alunos entre acadêmicos e residentes da área da saúde, além da equipe de apoio logístico, como os motoristas. A coordenação é da SMS, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes