Ações do Porto Infância Alegre recebem premiação

11/12/2020 13:51
Alex Rocha/ PMPA
SAÚDE
Prêmio consiste em valor em dinheiro para investimento no trabalho realizado junto às famílias

O Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM PIA) recebeu duas premiações no Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Bernard van Leer Foundation. O prêmio foi entregue nessa quinta-feira, 10, e consiste em valor em dinheiro para investimento no trabalho realizado junto às famílias. 

As práticas premiadas foram a brincadeira Como tirar o monstrinho da Covid-19, da visitadora Bruna Trus, que trabalha com as crianças e famílias do PIM em contexto prisional, e as visitas virtuais com atividades de estimulação por imagens, de Mayelin da Silva, que trabalha com as famílias e crianças das Ilhas. Mayelin solicitou que o dinheiro seja utilizado para compra de bicicletas para as visitadoras/visitadores em função das longas distâncias percorridas nas Ilhas e Bruna para dados móveis. 

Conforme a coordenadora do Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre, Kênia Fontoura, manter o trabalho junto às comunidades e famílias em meio à pandemia tem sido um desafio e um constante reinventar. “O recebimento de um prêmio exalta ainda mais que as dificuldades estão postas, mas a criatividade, a iniciativa e o acreditar em investir na primeira infância, faz a diferença”, afirma. 

As ações do PIM estão voltadas ao desenvolvimento integral das capacidades e habilidades físicas, sociais e emocionais das pessoas, tendo como eixo o protagonismo e as competências familiares. Em Porto Alegre, é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que desenvolve as atividades em conjunto com as áreas de Educação, Assistência Social e Cultura. O público-alvo são crianças na faixa etária de zero a 5 anos e 11 meses e gestantes.  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes