Aeroporto: controle sanitário chega a 2.215 testes e 18 casos positivos de Covid

19/06/2021 17:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação busca identificar pessoas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus

Até as 16h deste sábado, 19, foram testados 2.215 passageiros no controle sanitário feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no aeroporto de Porto Alegre desde segunda-feira, 14. O número de casos positivos confirmados nos testes rápidos de Antígeno chegou a 18 (12 já contabilizados até a tarde dessa sexta-feira, 18, três em coletas de sexta à noite e três em coletas na manhã deste sábado). 

No domingo, 20, as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, com apoio de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) iniciam o trabalho às 7h na área de desembarque doméstico do aeroporto (área de acesso restrito).

O objetivo da ação é identificar, já no aeroporto, pessoas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus em locais onde a transmissão do vírus já foi confirmada. 

A operação de controle sanitário foi iniciada na segunda-feira e será feita até 27 de junho, em três turnos, desde o primeiro voo pousado até o último de cada dia. 

O trabalho é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Saúde, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, companhias aéreas e Fraport Brasil.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil