Agendamento on-line ampliado permite marcar consulta sem sair de casa

21/12/2020 11:44
Anselmo Cunha/PMPA
SAÚDE
Prefeito visitou a Unidade de Saúde Tristeza na manhã desta segunda-feira

Os agendamentos de consultas em 47 unidades de saúde de Porto Alegre já podem ser feitos através do celular, pelo aplicativo #eufacopoa. Nesta segunda-feira, 21,o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stúrmer e o adjunto, Natan Katz, estiveram na Unidade de Saúde Tristeza (Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza), participando da entrega da nova etapa da ampliação do acesso a consultas on-line e do Prontuário Eletrônico Integrado do Cidadão, que já está disponível em todas as unidades de saúde. Porto Alegre conta com 131 unidades de saúde, e as que já tem agendamento on-line representam 32% do total.

“Essa facilidade de marcação de consulta possibilita que o cidadão faça o seu agendamento sem sair de casa. Nesse momento de pandemia a ferramenta se torna ainda mais importante para que o usuário fique protegido e só saia para consultar” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O acesso é pelo aplicativo #EuFaçoPoa, opção “Meus agendamentos” e, após, “Tipos de agendamentos”. A pessoa deve selecionar a opção “Consultas na unidade de saúde” e escolher o horário e o melhor dia para ser atendido. Com o Prontuário Eletrônico do Cidadão é possível ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar quais medicamentos foram recebidos, buscar medicamentos e ter acesso aos boletins médicos de internações hospitalares.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, o sistema auxilia na busca por serviços de saúde com acompanhamento integral do paciente. "É mais um passo que damos no caminho da implantação total dos agendamento nas unidades de saúde, trazendo mais agilidade e evitando que o usuário faça deslocamentos desnecessários", afirma.

Para consultas das 8h às 18h, o usuário pode fazer a marcação somente na unidade de saúde de referência, ou seja, onde costuma consultar. Nas unidades de turno estendido, que funcionam das 18h às 22h, todo o cidadão poderá marcar uma consulta. Caso não possa comparecer, a consulta deve ser cancelada pelo próprio aplicativo, para que outra pessoa possa ter a chance de consultar. Iniciado em setembro, o trabalho de ampliação é realizado pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

 

Luciana Mismas e Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner