Agentes capturam 32 escorpiões amarelos na ação noturna no Centro

17/05/2023 14:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Esta é a quinta operação noturna na mesma região do Centro

Trinta e dois escorpiões amarelos vivos foram capturados na ação realizada na noite de terça-feira, 16, no entorno da Praça Dom Feliciano e na rua Senhor dos Passos, no Centro Histórico. Dois foram visualizados, mas não houve possibilidade de captura.

No trabalho foram abertas 39 caixas de telefonia e energia elétrica. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, com participação de agentes de combate a endemias e apoio de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para abertura das caixas.

O número de animais encontrados e coletados é considerado expressivo pela gerente da unidade de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Nishimura. Esta é a quinta operação noturna na mesma região do Centro Histórico, que tem concentrado o maior número de visualizações notificadas à Diretoria de Vigilância em Saúde.

Em caso de visualização, a recomendação é fazer contato pelo serviço 156 (telefone, APP 156+POA ou meio eletrônico. É importante que o requerente informe o local exato da ocorrência e meio de contato.

Diante da suspeita ou confirmação do acidente (quando uma pessoa é picada pelo escorpião), a recomendação é levar a vítima o mais rapidamente possível para o Hospital de Pronto Socorro, único local da cidade com o soro antiescorpiônico. O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de levar a óbito a vítima – especialmente crianças, pessoas idosas ou com comorbidades - em poucas horas. A picada é dolorosa, provoca dor intensa no local afetado, e o veneno se dispersa por todo o corpo. Em 2023, cinco acidentes já foram notificados à DVS, sendo dois no Centro, dois no bairro Mário Quintana e um no Anchieta.

Características e cuidados - Os escorpiões amarelos se alimentam de baratas, por isso é importante manter a limpeza em residências, comércios e vias visando à diminuição da população do animal. Sua biologia tem uma peculiaridade: não existem machos entre a espécie. As fêmeas vivem em média quatro anos e se reproduzem pelo processo chamado partenogênese.

A reprodução ocorre, em média, duas vezes por ano, dando origem a 20 filhotes por vez, chegando a 160 filhotes durante a vida. Os filhotes recém-nascidos sobem no dorso da fêmea e ali permanecem. O período entre o nascimento e a dispersão dos filhotes varia bastante. Para Tityus serrulatus (nome científico do escorpião amarelo) é de cerca de 14 dias.

Cuidados preventivos em regiões com confirmação de escorpião amarelo:

Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;

Mantenha camas e berços afastados da parede;

Evite que lençóis toquem no chão;

Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo.

  

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes