Agosto Dourado: encontro reúne mães doadoras de leite humano

05/08/2022 16:44
Vanessa Conte / SMS / PMPA
SAÚDE
Mães de bebês prematuros da UTI neonatal também participaram

Mamães doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) receberam um convite especial. Nesta sexta-feira, 5, elas conheceram as mães de bebês prematuros internados na UTI neonatal, recém-nascidos com risco extremo de vida que precisam de doações para suprir as necessidades diárias de nutrição. O encontro integra a programação do Agosto Dourado, mês voltado a ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento. (fotos)

Com o pequeno Bento no colo, de três meses de vida, a esteticista Ana Paula Guzinski, 30, está feliz em participar da confraternização. “Poder ajudar outras crianças que necessitam é reconfortante, pois essas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite”, conta. Ana Paula tem uma grande produção, o que permite destinar uma quantidade semanal para doação.

Amigo da Criança - Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o HMIPV possui o título de Amigo da Criança desde o ano 2000. Assim, a instituição se compromete a incentivar o aleitamento materno com a adoção de dez passos para o sucesso da prática. Para marcar o mês, também será realizada live no dia 16, às 14h, com a participação de profissionais da nutrição, enfermagem e fonoaudiologia. A transmissão ocorre via youtube.com/saudepoa. Além disso, foi elaborada uma série de vídeos abordando as principais dúvidas e dificuldades da amamentação. O conteúdo será liberado ao longo do mês pelo YouTube da SMS.   

Doação de leite humano - Mulheres que estão amamentando e possuem excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite humano no HMIPV. É possível entrar em contato com a equipe do hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. O leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, incluindo os nutrientes e anticorpos essenciais. 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes