Alimentos e serviços de saúde serão vistoriados na Arena

27/06/2019 08:39
Patrícia Coelho/SMS PMPA
SAÚDE
Fiscalização vem sendo feita pela vigilância em saúde desde o início dos jogos da Copa América na Capital

Equipes de vigilância e de serviços de interesse à saúde voltam à Arena do Grêmio nesta quinta-feira, 27, para vistoriar o comércio de alimentos e a prestação de atendimentos médicos no estádio. As atividades no local começarão às 16h. A partir das 21h30, Brasil e Paraguai estarão em campo para uma das partidas de quartas de final da Copa América.

Além de fiscalizar os serviços oferecidos aos torcedores e convidados da Conmebol nos espaços de alimentação e de saúde, uma equipe de vigilância de alimentos vai inspecionar os food trucks estacionados próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol e outro grupo irá monitorar o ambulatório e ambulâncias que participam da Programação da Arena 1. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de plantão ao lado de fora dó estádio para casos que necessitem de remoção e atendimento de urgência e emergência.

“Como as atividades na Arena 1 ocorrem em dias de jogos da Seleção Brasileira, na quinta-feira haverá ação concomitante nos dois locais em Porto Alegre”, explica o coordenador dos trabalhos das equipes durante a Copa América na Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde, médico-veterinário Marcelo Páscoa Pinto.

As vistorias vêm sendo realizadas desde o primeiro jogo do torneio na Capital, entre Venezuela e Peru, no último dia 15. No domingo, 23, dia da partida entre Argentina e Catar, foram realizadas 253 inspeções em serviços de alimentação no estádio, com registro de três irregularidades sanitárias. Os responsáveis foram orientados para sanar os problemas. Também foram analisados 13 serviços de saúde, incluindo ambulâncias e ambulatórios, sem  sem registro de irregularidades, segundo Páscoa Pinto.

De acordo com o balanço dos serviços de saúde, foram prestados 54 atendimentos a torcedores, sendo 48 clínicos e seis de trauma. Não houve remoções de pacientes por ambulâncias. O balanço final das ações da Secretaria Municipal da Saúde na Copa América será divulgado após o término do torneio continental. Dia 3 de julho, haverá uma partida da semifinal na Arena do Grêmio. O outro jogo desta fase será no Mineirão, em Belo Horizonte, na terça-feira, 2. A final está marcada para 7 de julho, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

  

 

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes