Atendimento digital facilita solicitações da vacina para idosos acamados

27/01/2021 11:00
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Desde o início do serviço, na segunda-feira, Atendimento 156 por telefone registra alta na demanda por informações

Para receber a vacina da Covid-19 no domicílio, idosos acima de 60 anos que sejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunossuprimidos têm mais um contato à disposição: WhatsApp 51 99388-0881 ou canais do 156.

A solicitação de vacina pode ser feita também pelos canais digitais de atendimento ao cidadão da prefeitura. O aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets, e o 156Web Conecta Cidadão, que oferece ainda LiveChat para solução de dúvidas, são alternativas ao atendimento telefônico 156, onde há fila de espera.

Além do aumento na procura por informações sobre a vacina, o cadastro para recebimento da dose demanda um maior número de informações. Assim, também estão disponíveis os e-mails 156poa@portoalegre.rs.gov.br e ouvidoria@sms.prefpoa.com.br e o telefone 136.

Para facilitar o atendimento, é necessário ter em mãos o número do CPF e do cartão do SUS (15 dígitos). Os demais dados para o cadastro são: nome do paciente, data de nascimento, nome da mãe, qual a Unidade de Saúde de Referência, confirmação da condição de acamado, se há dificuldade de locomoção, e se conta com auxílio de cuidadores.

Após a solicitação, a equipe da Unidade de Saúde entrará em contato com a família para agendar data e horário para a vacinação. Os profissionais que irão vacinar nos domicílios e nas instituições estarão devidamente identificados.

Desde o início do serviço, na segunda-feira, 25, o Atendimento 156 por telefone registra uma alta na demanda por informações relativas à vacina. O número de chamadas cresceu 68%, com alta de 323% nas ligações para opção 6 – Saúde. Foram 3.677 chamadas na segunda, sendo 1.667 referentes à Saúde, e 3.869 (1.867 para Saúde) nessa terça, 26, enquanto a média diária é de 1.300 chamadas. O tempo de duração do atendimento também dobrou, saltando de uma média de dois minutos para quatro minutos. A prefeitura reitera que o Atendimento 156, tanto on-line ou por telefone, funciona também fora do horário comercial, disponível 24h e nos sete dias da semana, inclusive feriados.

Conforme a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra o coronavírus ocorrerá em fases, de acordo com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além dos idosos institucionalizados, dos idosos acamados (que ficam restritos ao leito) e das pessoas com deficiência institucionalizadas (a partir de 18 anos), que devem procurar o 156 para informações e agendamento da vacina, o Município está vacinando os seguintes públicos:
- profissionais de saúde que atuam na linha de frente em hospitais e serviços de pronto atendimento que prestem assistência a pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19;
- profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Saúde;
- população indígena e quilombola.

Como acessar os canais digitais:

156Web:

Através da Central do Cidadão 
Direto pelo endereço 156web.procempa.com.br
Passo a passo: Clicar no espaço 156Web – Conecta Cidadão, depois no botão Saúde e, após, no campo ‘reclamações diversas’.

Aplicativo #EuFaçoPOA
Passo a passo: Fazer o download gratuito na loja de aplicativos de seu celular e, logo na tela inicial, clicar no botão “Serviços e Solicitações”, fazer o login, clicar em “Saúde” e depois em “reclamações diversas”.

E-mail:
156poa@portoalegre.rs.gov.br
ouvidoria@sms.prefpoa.com.br

Mais opção:
Ministério da Saúde: telefone 136.

  

 

Cristina Lac

Gilmar Martins