Atendimento domiciliar da Capital é referência para ministério

03/07/2019 16:46
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Primeiro encontro do programa Melhor em Casa ocorreu nesta quarta-feira

Porto Alegre está entre as oito cidades de referência para o Ministério da Saúde quando se trata do programa Melhor em Casa. No mês de julho, a capital gaúcha recebe gestores de 25 cidades brasileiras, que participam de capacitação e visitação técnica com as equipes do município para conhecer o trabalho realizado aqui. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira, 3, reunindo coordenadores de 12 cidades. 

Também são referência, junto com Porto Alegre, as cidades de Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Pelotas (RS), Teotônio Vilela (AL), Contagem (MG) e Jardinópolis (SP). A iniciativa faz parte do projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar, parceria do Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo é qualificar a gestão, os processos de trabalho e as equipes dos Serviços de Atenção Domiciliar, possibilitando o aumento da complexidade do atendimento ofertado. 

Programação - Pela manhã, no prédio anexo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, foi realizada a parte teórica, com apresentação do médico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), André Wajner, que falou da experiência do escritório de gestão de altas, implantado há dois anos no Hospital Nossa Senhora da Conceição. O objetivo é oferecer uma alta hospitalar mais segura, com o entendimento da lógica do paciente que terá acesso ao Melhor em Casa. À tarde, foram realizadas visitas domiciliares a pessoas acompanhadas pelas equipes dos hospitais Vila Nova e Conceição. Nesta quinta-feira, 4, ocorrem novas visitas e o fechamento da capacitação. 

Para o coordenador do Melhor em Casa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médico Mauro Kalil, o escritório de gestão de alta possibilita ajudar o médico a pensar o processo de alta de uma forma articulada, seja com o ambulatório do hospital, com o Melhor em Casa ou com o médico assistente tradicional que acompanha o paciente. “Pensar o paciente de uma maneira mais detalhada, articulando os processos assistenciais no pós-alta, é uma forma de evitar a reinternação”, avalia Kalil. Segundo ele, este é o resultado do trabalho da equipe do hospital, atrelado às demandas do Melhor em Casa. 

Porto Alegre conta com 15 equipes multiprofissionais de atenção domiciliar e três equipes de apoio do Melhor em Casa. Em 2018, mais de 1,3 mil pacientes foram encaminhados e acompanhados pelo programa, com a transição do cuidado em diversas frentes, incluindo casos com alto grau de complexidade.  

Atendimento domiciliar - Criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, o Melhor em Casa tem como objetivos diminuir a demanda por atendimento hospitalar, aumentar a rotatividade de leitos, humanizar a atenção à saúde e otimizar recursos financeiros e estruturais da rede de saúde. A SMS é responsável por coordenar e repassar os recursos do governo federal para o GHC e o Hospital Vila Nova, que gerenciam as equipes do programa em Porto Alegre. As equipes de atendimento são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais de saúde, de acordo com a necessidade do paciente. 

O serviço de atenção domiciliar é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada no tratamento.  

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins