Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações

19/12/2022 08:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Leite é coletado diretamente na residência das mães doadoras

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Nesta semana, eles dispõem de apenas três litros para suprir as necessidades diárias de nutrição, enquanto a capacidade de processamento é de até 100 litros por mês. Em razão das datas especiais de final de ano e do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques.

Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. As doações auxiliam os recém-nascidos do hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o alimento.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que ela poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês. Conforme a nutricionista do HMIPV, Angelita Matias, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

Doações para o Banco de Leite do HMIPV:
Contatos pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil