Banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro recebe doações neste sábado
Quem quiser doar ao banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) terá a possibilidade de atendimento neste sábado, 11, das 8h às 12h, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (51) 3289-7658. São solicitadas doações de todos os tipos de sangue, em especial de O+ e O-.
A ação busca facilitar o acesso de doadores e reforçar os estoques, que podem variar diariamente e são essenciais para o atendimento de urgências e emergências, como acidentes, cirurgias e emergências. Uma bolsa de sangue pode auxiliar no atendimento de emergência de até quatro pessoas, por isso, a colaboração do público é tão importante.Â
O Banco de Sangue do HPS funciona no segundo andar do hospital, com acesso pela avenida Venâncio Aires, 1116, bairro Bom Fim. O horário padrão de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Condições para doar sangue:
- Estar em boa condição de saúde;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável;
- Ter dormido no mÃnimo seis horas nas últimas 24 horas;
- Respeitar o intervalo mÃnimo entre doações: dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Não apresentar evidência clÃnica ou laboratorial de doenças transmissÃveis pelo sangue;
- Não fazer uso de drogas ilÃcitas injetáveis;
- Apresentar documento oficial com foto.
Andrea Brasil