Banco de sangue do HPS precisa intensificar doações em fevereiro
O período de férias escolares e a proximidade do Carnaval são fatores que impactam na redução de doadores de sangue, item essencial para a reabilitação de pacientes. No Hospital de Pronto Socorro (HPS), por exemplo, a média diária normal de doações é de 12 pessoas e, nos últimos dias, está em apenas duas. Para realizar a doação, as pessoas devem, preferencialmente, fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 99531-0585 (WhatsApp).
O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um apelo para que os doadores compareçam ao setor, especialmente nesta semana. “Estamos próximos do feriadão de Carnaval e isso nos traz a prerrogativa de que precisaremos novamente de muitas bolsas de sangue”, diz a enfermeira coordenadora do Banco de Sangue, Nádia Calixto.
Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. O processamento do sangue segue sob responsabilidade do Hemocentro do Estado.
Confira as condições para doar sangue:
- Estar em boa condição de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
- Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Apresentar documento oficial com foto.
Andrea Brasil